Gavião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Gavião (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGavião
Elanoides forficatus
Elanoides forficatus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes

Falconiformes

Família: Accipitridae
Falconidae
Géneros
ver texto
Tauató-miúdo, um pequeno membro da subfamília Accipitrinae

Os gaviões são aves de rapina da família dos Acipitrídeos. Os falcões são nativos da América do Norte e estão distribuídos por todas as áreas do continente.

  • A subfamília Accipitrinae inclui açores, gavião-da-europa, tauató-miúdo e outros. Esta subfamília são principalmente aves da floresta com caudas longas e alta acuidade visual. Eles caçam correndo de repente de um poleiro escondido.[1]
  • Na América, os membros do grupo Buteo também são chamados de gaviões; este grupo é chamado de "buzzards" (urubus) em outras partes do mundo. Geralmente, os buteoninos têm asas largas e construções robustas. Eles têm asas relativamente maiores, cauda mais curta e voam distâncias maiores em áreas abertas do que os aciptrídeos. Buteoninos descem ou atacam suas presas em vez de caçar em uma rápida perseguição horizontal.

Os termos gavião aciptrídeo e gavião buteonino são usados ​​para distinguir entre os tipos em regiões onde o gavião se aplica a ambos. O termo "verdadeiro gavião" às vezes é usado para os gaviões aciptrídeos em regiões onde o urubu é preferido para os falcões buteoninos.

Todos estes grupos são membros da família Accipitridae, que inclui os gaviões e urubus, assim como os milhafres, harrieres e águias. Para confundir ainda mais as coisas, alguns autores usam "gavião" geralmente para qualquer aciptrídeo pequeno a médio que não seja uma águia.[2]

Um búteo-de-cauda-vermelha (Buteo jamaicensis), um membro do grupo Buteo

Os nomes comuns de algumas aves incluem o termo "gavião", refletindo o uso tradicional e não a taxonomia. Por exemplo, algumas pessoas podem chamar uma águia-pesqueira de "peixe falcão" ou um falcão-peregrino de "gavião-pato".

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Campbell, B., Lack.E (2013) A Dictionary of Birds. p.273
  2. Debus, Stephen J. S. (1990). The birds of prey of Australia: a field guide. Melbourne: Oxford University Press. pp. 12, 16, 62. ISBN 0-19-550624-3  Debus writes that the osprey is "a large aquatic hawk, with adaptations for catching fish by plunge-diving into water"; the elanid kites are "small, gull-like, grey-and-white hawks with black forewing patches"; and, of the harriers, that the "hawks in this cosmopolitan genus ('circling hawk') are so-called because of their low harrying flight". But he refers to the "typical or milvine kites" as "large kites", not hawks.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Hawks
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete hawk.