Santa Tereza (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Tereza

"Morro da TV"

  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 454 hectares
População total 47,175 hab (2 000)
22,794 homens
24,381 mulheres hab.
Densidade 104 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 1,3% (de 1991 a 2000)
Domicílios 12.976
Rendimento médio mensal 5,78 salários mínimos
Limites Cristal , Praia de Belas

Santa Tereza[1] é um bairro localizado na zona sul da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2.022 de 7 de dezembro de 1959 e alterado pela Lei 12.112/16.

Histórico[2][editar | editar código-fonte]

Situado em uma região de relevo elevado, o Santa Tereza foi por muito tempo ocupado por chácaras e matas virgens. Neste bairro está localizado o solar da Travessa Paraíso, que serviu de charqueada durante o século XIX e que, desde 1977, está tombado como patrimônio cultural. Outro prédio histórico do bairro é o Asilo Padre Cacique, que está em funcionamento desde 1881[3].

A partir da década de 1950, o Santa Tereza começou a se desenvolver em função da instalação de empresas de comunicação no bairro, devido a sua posição geográfica.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente o bairro se mantém essencialmente residencial, com um pequeno comércio local, cercado por estações de radiodifusão e televisão.

Abriga parte do chamado "Grande Cruzeiro", um conglomerado de vilas populares que concentra mais de dois mil habitantes.

Outros lugares que merecem destaque no bairro são o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA), o 3º Batalhão de Polícia do Exército e a 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército. O belvedere Deputado Ruy Ramos, instalado no ponto mais alto do Morro Santa Tereza, proporciona uma vista do lago Guaíba e do seu arquipélago[4].

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
  • Praça Doutor Antônio Leiria
  • Praça Jurandir Barcellos da Silva
  • Praça Montese
  • Praça Olga Gutierrez
Áreas militares
Educação
  • Fundação Educacional João XXIII
Outros

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Rua Miguel Couto com a Avenida Padre Cacique; desse ponto segue pela Avenida Padre Cacique até o encontro da Avenida Taquary com a Avenida Pinheiro Borda; desse ponto segue pelo eixo dos Arroios Ponta do Melo e Santa Tereza, até o ponto de coordenadas E: 277.170; N: 1.671.331; desse ponto segue por linha reta e imaginária até a Rua Dona Maria, ponto de coordenadas E: 277.318; N: 1.671.278; desse ponto segue por dois segmentos de linha reta e imaginária definidos por pontos de coordenadas localizados no Morro Santa Tereza, na intersecção com Rua Quatro Mil Trezentos e Sessenta e Nove, ponto de coordenadas E: 277.344; N: 1.671.259, e a Rua Quatro Mil Trezentos e Sessenta e Oito (4368), ponto de coordenadas E: 277.376; N: 1.671.175; desse ponto segue por linha reta e imaginária até o ponto de coordenadas E: 277.425; N: 1.670.973, no limite sudoeste da propriedade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE); segue o limite dessa propriedade e a sua projeção até o ponto de coordenadas E: 277.455; N: 1.670.950, na Rua Jaguari, por essa até a Avenida Jacuí, por essa até a Avenida Divisa, por essa até a Rua Ursa Maior, por essa até a Rua Dona Cristina, por essa até a Rua Orfanotrófio, por essa até a Rua Sepé Tiaraju, por essa até a Rua Catumbi, por essa até a Rua Professor Clemente Pinto, por essa até a Avenida Moab Caldas, por essa até a Rua Mariano de Matos, por essa até a Avenida José de Alencar, no encontro com a Rua Corrêa Lima, por essa até a Rua Miguel Couto, por essa até a Avenida Padre Cacique, ponto inicial. [1]

Seus bairros vizinhos são: Menino Deus, Medianeira, Alto Teresópolis e Cristal.

Lei dos limites de bairros- proposta 2015-2016[editar | editar código-fonte]

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Em relação aos limites atuais, há algumas alterações. A alteração mais importante foi nos limites com o bairro Cristal ao longo da Rua Jacuí e entorno. [10] [11]


Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 2ª edição. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992. p. 370
  • Dados censo do IBGE/2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Tereza (Porto Alegre)