Santa Tereza (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Santa Tereza
  Bairro do Brasil  
Santa Tereza bairro Porto Alegre.JPG
Município Porto Alegre
Área
 - Total 454 hectares
População
 - Total 47,175 hab (2 000)
22,794 homens
24,381 mulheres
    • Densidade 104 hab/ha hab./km²
Taxa de crescimento (+) 1,3% (de 1991 a 2000)
Domicílios 12.976
Rendimento médio mensal 5,78 salários mínimos
Limites Cristal , Praia de Belas
Fonte: Não disponível

Santa Tereza[1] é um bairro localizado na zona sul da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2.022 de 7 de dezembro de 1959 e alterado pela Lei 12.112/16.

Histórico[2][editar | editar código-fonte]

Situado em uma região de relevo elevado, o Santa Tereza foi por muito tempo ocupado por chácaras e matas virgens. Neste bairro está localizado o solar da Travessa Paraíso, que serviu de charqueada durante o século XIX e que, desde 1977, está tombado como patrimônio cultural. Outro prédio histórico do bairro é o Asilo Padre Cacique, que está em funcionamento desde 1881[3].

A partir da década de 1950, o Santa Tereza começou a se desenvolver em função da instalação de empresas de comunicação no bairro, devido a sua posição geográfica.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente o bairro se mantém essencialmente residencial, com um pequeno comércio local, cercado por estações de radiodifusão e televisão.

Abriga parte do chamado "Grande Cruzeiro", um conglomerado de vilas populares que concentra mais de dois mil habitantes.

Outros lugares que merecem destaque no bairro são o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA), o 3º Batalhão de Polícia do Exército e a 3ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército. O belvedere Deputado Ruy Ramos, instalado no ponto mais alto do Morro Santa Tereza, proporciona uma vista do lago Guaíba e do seu arquipélago[4].

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
  • Praça Doutor Antônio Leiria
  • Praça Jurandir Barcellos da Silva
  • Praça Montese
  • Praça Olga Gutierrez
Áreas militares
Educação
Outros

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Rua Miguel Couto com a Avenida Padre Cacique; desse ponto segue pela Avenida Padre Cacique até o encontro da Avenida Taquary com a Avenida Pinheiro Borda; desse ponto segue pelo eixo dos Arroios Ponta do Melo e Santa Tereza, até o ponto de coordenadas E: 277.170; N: 1.671.331; desse ponto segue por linha reta e imaginária até a Rua Dona Maria, ponto de coordenadas E: 277.318; N: 1.671.278; desse ponto segue por dois segmentos de linha reta e imaginária definidos por pontos de coordenadas localizados no Morro Santa Tereza, na intersecção com Rua Quatro Mil Trezentos e Sessenta e Nove, ponto de coordenadas E: 277.344; N: 1.671.259, e a Rua Quatro Mil Trezentos e Sessenta e Oito (4368), ponto de coordenadas E: 277.376; N: 1.671.175; desse ponto segue por linha reta e imaginária até o ponto de coordenadas E: 277.425; N: 1.670.973, no limite sudoeste da propriedade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE); segue o limite dessa propriedade e a sua projeção até o ponto de coordenadas E: 277.455; N: 1.670.950, na Rua Jaguari, por essa até a Avenida Jacuí, por essa até a Avenida Divisa, por essa até a Rua Ursa Maior, por essa até a Rua Dona Cristina, por essa até a Rua Orfanotrófio, por essa até a Rua Sepé Tiaraju, por essa até a Rua Catumbi, por essa até a Rua Professor Clemente Pinto, por essa até a Avenida Moab Caldas, por essa até a Rua Mariano de Matos, por essa até a Avenida José de Alencar, no encontro com a Rua Corrêa Lima, por essa até a Rua Miguel Couto, por essa até a Avenida Padre Cacique, ponto inicial. [1]

Seus bairros vizinhos são: Menino Deus, Medianeira, Alto Teresópolis e Cristal.

Lei dos limites de bairros- proposta 2015-2016[editar | editar código-fonte]

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Em relação aos limites atuais, há algumas alterações. A alteração mais importante foi nos limites com o bairro Cristal ao longo da Rua Jacuí e entorno. [10] [11]


Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 2ª edição. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992. p. 370
  • Dados censo do IBGE/2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Santa Tereza (Porto Alegre)