Restinga (Porto Alegre)
| ||
---|---|---|
Bairro do Brasil | ||
Localização | ||
Município | Porto Alegre | |
Características geográficas | ||
Área total | 2.149 hectares | |
População total | 60,729 hab. (2 010) 28,876 homens 31,853 mulheres hab. | |
Densidade | 1.574,92 hab./km² | |
Outras informações | ||
Taxa de crescimento | (+) 4,6% (de 1991 a 2000) | |
Domicílios | 13.421 | |
Rendimento médio mensal | 2,10 salários mínimos | |
Limites | Lomba do Pinheiro, Belém Velho, Lageado, Hípica, Pitinga e Chapéu do Sol. |
Restinga é um bairro da zona sul da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 6571 de 8 de janeiro de 1990.
História[1][editar | editar código-fonte]
A partir da década de 1940, vários agricultores mudaram-se para os centros urbanos em todo o Brasil, procurando melhores condições de vida. Contudo, muitos dos migrantes não conseguiram empregos na indústria e no comércio, tornando-se marginalizados. Os casebres em que residiam, localizados no antigo bairro da Ilhota (próximo à Avenida Azenha), formaram várias vilas pela cidade. A lei de 30 de dezembro de 1965, que criou o Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), transferiu tais habitantes para um local a 22 quilômetros do centro de Porto Alegre, a Restinga.[2] Grande parte da infraestrutura, inclusive água potável e iluminação, assim como cerca 10 mil apartamentos e casas populares foram realizadas na administração (1975-1983) do prefeito de Porto Alegre Guilherme Socias Villela.
No bairro Restinga destacam-se duas escolas de samba: a Estado Maior da Restinga, fundada em 1977, oito vezes campeã do carnaval porto-alegrense;[3] e União da Tinga, a Tinguinha, fundada em 1989 por dissidentes da Estado Maior.[4]
Em março de 2010 iniciou-se a construção do Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) e a inauguração ocorreu em Julho de 2014. [5]
Características atuais[editar | editar código-fonte]
A Restinga é hoje um dos maiores bairros da capital. Conta com uma população três vezes maior do que a pensada inicialmente e, apesar de todos problemas estruturais que dificultaram a vida de seus primeiros moradores, foi através de um empenhado de sua comunidade que o bairro tornou-se oficial, via lei, em 1990. Conta com sistema de transporte, telefones, posto de saúde, instituições de ensino fundamental e médio, Conselho Tutelar e até um Fórum regional, sendo considerado um núcleo urbano autossuficiente dentro de Porto Alegre.
Grande parte da infraestrutura, inclusive água potável e iluminação, assim como cerca 10 mil apartamentos e casas populares foram realizadas na administração (1975-1983) do prefeito de Porto Alegre Guilherme Socias Villela.
O bairro conta com várias praças, campos de futebol e entidades que desenvolvem diversas atividades para a comunidade. Entre elas destacam-se o Centro de Comunidade da Restinga (CECORES)[6], localizado na Avenida Economista Nilo Wulff, uma das principais do bairro; a Unidade Social ACM Vila Restinga Olímpica, inaugurada em 2002, que aposta na inserção social de crianças e de jovens em situação de risco através do esporte e o Centro Social Padre Pedro Leonardi N. Sra Aparecida da Restinga) inaugurado em 2005 pelo Pe. Claudionir Ceron[7], conta com refeitório para público em situação de rua, casas lar, e atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade no turno inverso da escola com oficinas diversas através de cultura, educação e esporte, sempre visando o melhor para a comunidade.
Possui uma rádio comunitária, a Rádio Quilombo FM[8] e uma efervescência cultural imensa com artistas reconhecidos nacionalmente em todos os seguimentos e até mesmo um super herói.
No início de 2009, o bairro começou a contar com a circulação do Jornal Vitrine, um jornal impresso, em formato tabloide, com edições quinzenais e de circulação nos bairros Restinga e Hípica. Com três anos de atividade jornalística, o Vitrine vem crescendo a cada edição. Em circulação desde 2009, o Jornal Vitrine é considerado um dos principais jornais de bairro da capital gaúcha.
Em Novembro de 2011, surgiu a TV Restinga na Web, o mais novo canal de comunicação da comunidade. Uma TV na Web dedicada totalmente aos fatos do bairro e região do extremo sul de Porto Alegre.
Limites atuais[editar | editar código-fonte]
Do encontro da Avenida Edgar Pires de Castro com a Estrada Costa Gama, indo por esta no sentido norte até a Estrada Octávio Frasca; por esta até a Estrada do Rincão; e, por esta, até a Estrada João Antônio da Silveira; deste ponto, por uma linha reta, seca e imaginária, até o marco geodésico do Morro São Pedro; deste marco, por uma linha reta, seca e imaginária, até o final da Rua Dona Mariana, desta até a Estrada Chácara do Banco, desta até o Beco Chácara do Banco, desta segue até a esquina da Avenida Edgar Pires de Castro; indo, finalmente,até a Estrada Costa Gama.
Lei dos limites de bairros - proposta 2013-2014[editar | editar código-fonte]
O bairro Restinga terá os seguintes limites: Ponto inicial e final: encontro da Avenida Edgar Pires de Castro com a Estrada Costa Gama. Desse ponto segue pela Estrada Costa Gama até a Estrada Octávio Frasca, por essa até a Estrada do Rincão, por essa até a Estrada João Antônio da Silveira. Desse ponto segue por uma linha reta e imaginária paralela à Rua Valter de Azeredo até o marco geodésico do Morro São Pedro, ponto de coordenadas 00000. Desse ponto segue por uma linha reta e imaginária até o final da Rua Dona Mariana, ponto de coordenadas 00000. Desse ponto segue por uma linha reta e imaginária, 100 metros em paralelo a essa rua até encontrar a Estrada Chácara do Banco, por essa até o Beco Chácara do Banco, por esse até a Avenida Edgar Pires de Castro, por essa até a Estrada Costa Gama, ponto inicial.[9] [10]
Lei dos limites de bairros- proposta 2015-2016[editar | editar código-fonte]
No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Já que o bairro Restinga não passou por emendas, seus limites estão descritos acima , como na proposta original. [11] Próximo da Restinga, foi oficializado o Bairro Pitinga. [12]
Referências
- ↑ História dos bairros de Porto Alegre
- ↑ Portal da Restinga - Histórico da Restinga
- ↑ Página oficial do Estado Maior da Restinga
- ↑ SRBC Academia de Samba União da Tinga
- ↑ http://www.rs.gov.br/conteudo/200127/inaugurado-o-hospital-restinga-e-extremo-sul-em-porto-alegre/termosbusca=*
- ↑ https://www.deolhoemportoalegre.com.br/policiamento-restinga-velha/
- ↑ «o pároco»
- ↑ Rádio Quilombo FM - A rádio da Restinga
- ↑ http://www2.portoalegre.rs.gov.br/spm/default.php?reg=8&p_secao=229
- ↑ http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/e-_anteprojeto_de_lei_bairros_2013.pdf
- ↑ http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=25437&p_secao=56&di=2015-12-21
- ↑ http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/pitinga14.pdf
Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]
- NUNES, Marion Kruse. Restinga. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1997.
- SOSTER, Ana Regina de Moraes. Porto Alegre: a cidade se reconfigura com as transformações dos bairros. Dissertação de mestrado. PPG de História/PUCRS, Porto Alegre, 2001.