Vila Jardim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Jardim
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 178 hectares
População total 14,251 moradores (2 000)
6,814 homens
7,437 mulheres hab.
Densidade 80 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 4,8 % (de 1991 a 2000)
Domicílios 4.359
Rendimento médio mensal 5,3 salários mínimos

Vila Jardim é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959 e alterado pela Lei 12.112/16.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

A Vila Jardim foi uma região pouco habitada até meados do século XX, e ainda na década de 1970 possuía uma infraestrutura precária. Nesta mesma época, os moradores do bairro iniciaram o movimento comunitário, na busca por melhores condições de moradia. Hoje existe a Associação de Moradores e Amigos da Vila Jardim, sediada na Avenida Saturnino de Brito.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

A Vila Jardim está localizada entre os bairros Chácara das Pedras e Jardim Itu-Sabará. A maior parte da população do bairro é oriunda do interior do estado do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como bairro de classe média, sendo predominantemente residencial, com um pequeno comércio e serviços dispostos em suas duas principais vias, as avenidas do Forte e Saturnino de Brito.

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
  • Praça Baltazar de Bem
  • Praça Farroupilha
Educação
Templos

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Rua General Barreto Vianna com a Avenida Protásio Alves; desse ponto segue pela Avenida Protásio Alves até o limite oeste da propriedade do Centro Campestre do SESC, ponto de coordenadas E: 285.550; N: 1.675.273; segue por esse limite de propriedade até o encontro da Rua Aldrovando Leão com a Rua Ernesto Pellanda, por essa até a Rua Dom Luiz Guanella, por essa até a Avenida do Forte; desse ponto segue por linha reta e imaginária até o entroncamento entre a Rua Pascoal Parulla com a Rua Alberto Barbosa, por essa até a Avenida Doutor Nilo Peçanha, por essa até a Avenida General Barreto Vianna, por essa até a Avenida Protásio Alves

Seus bairros vizinhos são: Chácara das Pedras, Vila Ipiranga, Jardim Itu-Sabará, Bom Jesus , Jardim Carvalho e Jardim Europa.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vila Jardim