Aberta dos Morros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista da Aberta dos Morros - à esquerda a praia de Guarujá e à direita a enseada de Ipanema

Aberta dos Morros é um bairro não-oficial da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Esta é uma das áreas territoriais sem designação oficial, denominadas como "Zonas Indefinidas".[1], tal como o são Morro Santana e Passo das Pedras.

A Sociedade Hípica, visto como o melhor centro de hipismo de Porto Alegre, está instalada no bairro Hípica e já pertenceu a Aberta dos Morros e a Belém Novo até 1991.[2]

A região é famosa por suas belezas naturais. Está localizado na zona sul da cidade, e é uma das maiores áreas verdes de Porto Alegre.

O nome do pseudo-bairro, Aberta dos Morros, deve-se ao fato de que num conjunto de três elevações, duas se abrem permitindo a passagem sem a necessidade de subi-las.

A elevação mais alta é o morro da Tapera, com 250 metros de altitude, localizada a leste do bairro. A oeste fica o morro das Abertas e, a leste, o morro da Tapera. O morro Agudo localiza-se a nordeste do morro da Tapera.

Do alto do morro das Abertas a visão se abre a sudeste, desde o Lami, numa cobertura de aproximadamente 150° no sentido horário do espectador, descortinando-se ao fundo parte do bairro Arquipélago.

Lei dos limites de bairros- proposta 2015-2016[editar | editar código-fonte]

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Quanto a Aberta dos Morros, o bairro passa a ser oficial, na região compreendida entre o Morro da Tapera e Morro das Abertas, mais precisamente no polígono formado entre a Rua Jardim das Estrelas, parte do Morro da Tapera, Rua Manoel Marques de Fraga, Rua Dorival Castilho Machado, Arroio do Salso, topo do Morro das Abertas e Rua Giorgio Negroni. O Morro Agudo que usualmente era associado ao Bairro ou ao bairro Campo Novo na verdade com as emendas agora pertence ao Bairro Vila Nova. [3] [4]

Referências