Cristo Redentor (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cristo Redentor
  Bairro do Brasil  
Cristo redentor porto alegre.JPG
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 148 hectares
População total 16,103 hab (2 000)
7,218 homens
8,885 mulheres hab.
Densidade 109 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 0,7% (de 1991 a 2000)
Domicílios 5.956
Rendimento médio mensal 10,61 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Cristo Redentor é um bairro localizado na zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

Os primeiros habitantes da área foram colonos italianos vindo de Caxias do Sul, entre eles Giacomo Bernardi, que adquiriu 300 mil metros quadrados de terras, onde foi instalada a Fazenda Moderna, local onde hoje se situa o bairro. Dedicavam-se à instalação de tambos de leite e ao cultivo de hortifrutigranjeiros. Em 1929, os terrenos de Eugênio Rubbo e Francisco Zanenga foram loteados pela empresa Irmãos Bernardi e Cia.

Na década de 1930, começaram a desaparecer os tambos de leite e teve início o loteamento das vilas IAPI e Jardim Lindoia. A primeira escola do bairro foi a Escola Estadual Dom Diogo de Sousa, fundada em 1939.

Na década de 1940, o bairro tomou uma configuração industrial, com a instalação das empresas Wallig, Renner e Mattarazzo.

Com o crescimento econômico da cidade, o Cristo Redentor passou a receber moradores de outros bairros, bem como do interior do estado.

A história e o nome do bairro estão ligados à criação da Igreja Cristo Redentor, em 1933, onde havia a imagem de Cristo Redentor com os braços abertos, e que coincidiu com a inauguração da estátua do Corcovado. Por esta razão, o bairro também foi batizado com mesmo nome.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o bairro Cristo Redentor constitui um núcleo comercial e de serviços ativo e diversificado, independente do centro de Porto Alegre. Serve de centro de atendimento, sobretudo hospitalar, pois em sua área localizam-se o Hospital Conceição. Conta, também, com uma ampla rede de ensino fundamental, médio e superior.

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Da Rua Antônio Joaquim Mesquita, da esquina da Avenida Assis Brasil, e em toda a sua extensão e seu prolongamento, até encontrar a Rua Sapé; desta e seu prolongamento até encontrar a Rua Alberto Silva; desta, até a Avenida Assis Brasil; desta, até a Rua Aliança; segue pela Rua Montreal e Rua Paulo Bento Lobato até encontrar a Rua Jaú; desta, segue pela Rua Visconde de Ouro Preto até a Rua Edmundo Bastian; desta, até a Rua Comendador Duval; desta, até a Rua Fernando Abott; desta, até a Rua Ennes Bandeira; desta, até a Avenida Assis Brasil esquina com a Rua Joaquim Mesquita.

Seus bairros vizinhos são: Passo d'Areia, Jardim São Pedro, Jardim Floresta, Lindoia, Vila Ipiranga e Jardim Itu-Sabará.

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Áreas verdes
Educação
Saúde

Três hospitais do Grupo Hospitalar Conceição:

  • Hospital Cristo Redentor
  • Hospital Conceição
  • Hospital da Criança[2]
Outros

Referências

Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]