Boa Vista (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boa Vista
  Bairro do Brasil  
A Rua Anita Garibaldi.
A Rua Anita Garibaldi.
A Rua Anita Garibaldi.
Localização
Boa Vista dentro de Porto Alegre.
Boa Vista dentro de Porto Alegre.
Boa Vista dentro de Porto Alegre.
Mapa
Mapa de Boa Vista
Coordenadas 30° 1' 27" S 51° 10' 24" O
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 160 hectares
População total 8,691 hab (2 000)
3,946 homens
4,745 mulheres hab.
Densidade 54 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 0,7 % (de 1991 a 2000)
Domicílios 3.034
Rendimento médio mensal 25,76 salários mínimos

Boa Vista é um bairro nobre da Zona Norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2.022 de 7 de dezembro de 1959 e atualizado pela Lei 12.112 de 22 de agosto de 2016.

Região de Planejamento[editar | editar código-fonte]

O bairro Boa Vista está inserido na chamada Região Geral de Planejamento 2 (RGP2), uma das oito Regiões de Gestão do Planejamento de Porto Alegre. Cada região reúne um grupo de bairros com afinidades entre si. A RGP2 inclui outros dezessete bairros, além do Boa Vista.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Rua Raimundo Corrêa, nas proximidades da Praça Japão.
Avenida Eng. Alfredo Corrêa Daudt.
Antigo muro do Solar das Hortênsias.

O Boa Vista consagrou-se como bairro residencial a partir da década de 1960, quando loteamentos planejados foram ali implantados, e os terrenos permitiam a construção de amplas casas. As residências mais antigas situam-se ao redor da Praça do Japão, a qual se encontra em um ponto elevado do bairro. Porém, a especulação imobiliária da cidade na década de 1990 fez com que alguns domicílios dessem lugar a condomínios verticais ou se transformassem em estabelecimentos comerciais.

No bairro se situava o casarão conhecido como Solar das Hortênsias, que se tornou a residência oficial de verão do Governador do Rio Grande do Sul, Canela. A residência de arquitetura neo-colonial em pedra, doada pela família Sopher ao governo estadual em 1981, foi inteiramente desmantelado de seu antigo endereço, na Avenida Carlos Gomes, e reconstruído cuidadosamente, como um quebra-cabeças, na cidade da Serra Gaúcha, tendo sua reconstituição finalizada em 1983. Nos dias de hoje, o antigo terreno do Solar das Hortênsias é ocupado pelo Condomínio Conjunto Residencial Portal Carlos Gomes, cujo projeto preservou o muro e os gradis do casarão.

A maior parte do comércio concentra-se na rua Anita Garibaldi, que nasce no bairro Mont'Serrat, atravessa o Boa Vista e termina no Passo d'Areia; nela funcionam desde bares e restaurantes até lojas e creches e outros tipos de serviços. Trata-se de uma rua muito movimentada sobretudo nos horários de pico.

Incidentes[editar | editar código-fonte]

Em 12 de julho de 2015, às 14h50, ocorreu uma explosão por vazamento de gás dentro de um apartamento na rua Anita Garibaldi, no Condomínio Vivendas do Parque.[1] Nove pessoas ficaram feridas, entre as quais a proprietária do imóvel, que teve 90% do corpo queimado. Com dois apartamentos destruídos e três danificados pela explosão, o prédio ficou interditado para vistoria e perícia, obrigando cerca de duzentos moradores a buscarem abrigo com parentes e amigos, conforme a Defesa Civil.[2] Vinte e três dias depois do incidente, a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMURB) autorizou o retorno dos residentes após um laudo concluir que a segurança estrutural do prédio não estava comprometida.

Educação[editar | editar código-fonte]

Colégio Monteiro Lobato, visto da Avenida 14 de Julho.
Campo de futebol do Colégio Anchieta, com prédios do bairro ao fundo

O bairro possui duas escolas de ensino privado, o Colégio Província de São Pedro[3] e o Colégio Monteiro Lobato. Ambas as instituições são vizinhas, sendo divididas pela mesma rua, a Salomão Dublin. Próxima está a única escola pública do Boa Vista, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, ao lado da qual funcionam o NEEJA (Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Darcy Ribeiro e a Escola de Educação Infantil Boa Vista.

A Escola Bahia foi criada no dia 11 de fevereiro de 1958, através do decreto n.º 8.759, e tinha o nome de "Quarta Entrança". Porém, o aniversário da escola é comemorado em 30 de maio, pois passou por uma importante reorganização nesse dia no ano de 1978. Em 1991, ela passou a oferecer as 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e, com a autorização do Conselho Estadual de Educação, a ser chamada de Escola de Ensino Fundamental Bahia, homenageando o estado homônimo.[4]

Em dezembro de 2014, anunciou-se a construção no bairro do novo Campus Porto Alegre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O terreno, na Avenida Nilo Peçanha, abrigava até então um estacionamento e um campo de futebol do Colégio Anchieta, este já situado dentro dos limites do bairro Três Figueiras. O projeto oferece como contrapartidas o alargamento da avenida Nilo Peçanha, com ciclovias, estacionamento com mais de mil vagas e uma passarela ligando o novo campus com o Colégio Anchieta para uso geral e da comunidade estudantil. As obras foram concluídas em 2016.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Linhas de Ônibus:

  • 525 Rio Branco / Anita (Carris)
  • 4301 Bela Vista / Anita (Conorte)
  • 4302 Bela Vista / Anita via Carazinho / Ijuí (Unibus)
  • 4303 Bela Vista / Anita via Carazinho / Ijuí (Conorte)
  • B51 Parque / Postão IAPI / Hospital Conceição (Conorte)
  • B511 Parque / Hospital Conceição / Postão IAPI (Conorte)
  • 430 Bela Vista / Anita (Unibus)

Lotações:

  • 50.11 Auxiliadora - Anita

Clubes[editar | editar código-fonte]

Entrada do Country Club de Porto Alegre

O bairro Boa Vista dispõe de três clubes de lazer: o Porto Alegre Country Club, com mais de 50 hectares, fundado em 30 de maio de 1930 por um grupo de aficcionados do golfe[5]; a Sociedade Libanesa de Porto Alegre, fundada em 1 de setembro de 1936, anteriormente localizada no bairro São João[6]; e o British Club, localizado na Rua Furriel Luiz Antônio Vargas, próximo à Praça Japão, fundado em 1922 por cidadãos britânicos que vieram a trabalho ao Rio Grande do Sul.[7]

População[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, o bairro Boa Vista tinha 8.750 habitantes.[8]

Censo Ano População Homens Mulheres Domicílios
1980 5.206
1991 8.134
2000 8.691 3.946 4.745 3.034
2010 8.750 3.876 4.874

Comunidades[editar | editar código-fonte]

Vizinha ao terreno do Country Club, a rua Frei Caneca abriga a chamada "Vila Caddie", que continha, em 1998, aproximadamente 70 submoradias familiares. Esta pequena favela ficou assim conhecida porque muitos de seus moradores trabalham como caddies no clube de golfe[9]. Na entrada da vila está instalada a Igreja de Santa Edwiges, filiada à Paróquia Nossa Senhora do Mont'Serrat.

Marcos[editar | editar código-fonte]

Vista aérea do bairro, a partir da Avenida Carlos Gomes, em 2022
Áreas verdes
Clubes
Educação
Outros
  • Divisão de Suprimentos da Secretaria Estadual da Sáude[13];
  • União de Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs)[14]
  • Pensionato das Irmãs da Congregação Maria Imaculada[15]

Segurança[editar | editar código-fonte]

O Boa Vista é um dos bairros da cidade em que funciona o policiamento com bicicletas a fim de reforçar a segurança em locais como escolas e parques. Os outros bairros patrulhados são Cristo Redentor, Passo d'Areia e Vila Ipiranga. A guarda é feita por policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM), que usam abrigos amarelos para terem um visual diferenciado do das fardas habituais para aproximá-los das comunidades locais. Em setembro de 2011, havia três equipes que se revezavam pelos bairros nos três turnos do dia.[16]

Criminalidade[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2015, o Departamento de Investigação do Narcotráfico da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha de quatro homens que vendia drogas em um boteco na rua Anita Garibaldi, chamado Bar do Nelson.[17] Conforme concluíram as investigações, o grupo tinha como público alvo estudantes adolescentes dos colégios particulares da região, que compravam os entorpecentes escondidos dentro de maços de cigarro.[18]

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Avenida Carlos Gomes com a Avenida Plínio Brasil Milano; desse ponto segue pela avenida Plínio Brasil Milano até a rua Atanásio Belmonte, por essa até a rua Líbero Badaró, e por essa até o ponto de coordenadas E: 283.486; N: 1.677.465, no limite norte da propriedade do Country Club. Seguindo por esse limite da propriedade até a avenida João Wallig, ponto de coordenadas E: 284.178; N: 1.677.697, por essa até a avenida Doutor Nilo Peçanha, por essa até a Avenida Carlos Gomes, e por essa até a Avenida Plínio Brasil Milano, ponto inicial.

Lei dos limites de bairros (proposta 2015-2016)[editar | editar código-fonte]

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Em relação aos limites atuais, há algumas alterações. A alteração mais importante foi que os shopping centers Iguatemi e Bourbon Country foram anexados ao novo bairro Jardim Europa. [19] [20]

Referências

Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 2º edição. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1992. p. 75.
  • SANHUDO, Ary Veiga. Porto Alegre: Crônicas da minha cidade. vol. 2. Porto Alegre: Ed. Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1975. p. 158-159.
  • Lei Complementar 434/99
  • Dados do Censo/IBGE 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Boa Vista (Porto Alegre)