Anchieta (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anchieta
—  Bairro do Brasil  —
Anchieta bairro porto alegre.JPG
Município Porto Alegre
Área
 - Total 84 hectares
População
 - Total 203 hab (2 000)
99 homens
104 mulheres
    • Densidade 02 hab/ha/km2 
Taxa de crescimento (+) 0,5 % (de 1991 a 2000)
Domicílios 49
Rendimento médio mensal 8,41 salários mínimos
Fonte: Não disponível

Anchieta é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Está localizado na divisa com a cidade de Canoas.

Histórico[1] [editar | editar código-fonte]

Sua denominação, segundo o cronista Ary Veiga Sanhudo, é em referência ao Padre Anchieta, fundador do Colégio São Paulo, na região que, mais tarde, constituiu o núcleo inicial da capital paulista.

A primeira moradora do bairro foi a senhora Carolina Krüger (mãe de Adolfo Hocevar Filho), que no início da década de 1960 manteve uma pequena pensão para os trabalhadores da região. Seria uma justa homenagem a esta brava senhora, que uma das ruas do bairro tivesse o seu nome.

Na década de 1970, o bairro era considerado um lugar novo, em formação na cidade.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Criado primeiramente para ser um bairro residencial, atualmente o Anchieta está tomado por empresas e galpões de distribuidoras, existindo poucos moradores. Neste bairro está instalada, desde 1973, as Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA)[2] , abertas de segunda-feira à sexta-feira.

Possui uma linha de ônibus circular, que tem seu fim de linha no Terminal de Ônibus Rui Barbosa, no Centro da cidade. Também há uma escola de ensino fundamental e uma república de estudantes japoneses.

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Da Estrada Federal para Canoas; limite desta pelo bairro São João ao sul; no leste, por uma linha imaginária, até a divisa com o rio Gravataí; por este, na direção leste/oeste, até encontrar novamente a Estrada Federal; e, por esta, em direção norte-sul, até encontrar o limite com o bairro São João.

Lei de Limites de Bairros (2012)[editar | editar código-fonte]

Em relação ao Anchieta, o anteprojeto da chamada Lei de Limites de Bairros — proposta pela prefeitura em janeiro de 2012 e ainda em discussão na Câmara Municipal — pretendeu eliminar a "linha imaginária" descrita nos limites do bairro e substituí-la pelo percurso envolvendo a Avenida Zaida Jarros, o limite da propriedade do Aeroporto Salgado Filho, a Avenida Dique e o Rio Gravataí .Desse modo, o Anchieta aumentaria de tamanho e ganharia uma área, que engloba o Aeroporto Salgado Filho e todas as suas propriedades, portanto o aeroporto passará a ser do bairro Anchieta. Atualmente, exatamente , no meio do aeroporto há uma linha imaginária dividindo o aeroporto entre dois bairros: Anchieta e São João [3] [4]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. 2º edição. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992
  • SANHUDO, Ary Veiga. Porto Alegre: Crônicas da minha cidade. Porto Alegre: Editora Movimento/Instituto Estadual do Livro, 1975
  • Dados do Censo IBGE/2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]