São Geraldo (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
São Geraldo
  Bairro do Brasil  
São Geraldo bairro Porto Alegre.JPG
Localização
Município Porto Alegre
História
Administração
Características geográficas
Área total 144 hectares
População total 8,692 hab (2 000)
3,873 homens
4,819 mulheres hab,
Densidade 60 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 5,2% (de 1991 a 2000)
Domicílios 3.157
Fonte: Não disponível

São Geraldo é um bairro da zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Moinhos Rio-Grandense, indústria moageira fundada em 1916 e atualmente desativada.[1]

Por volta de 1895, a ocupação do São Geraldo se tornou efetiva com os loteamentos e a abertura de vias pela Companhia Territorial Porto-alegrense. Dentre as avenidas criadas, destacam-se a Amazonas, a Bahia, a Brasil, a Pará, a Paraná, a Pernambuco e a Maranhão, todas com nomes de estados brasileiros e existentes até hoje. Naquele mesmo ano, a Carris implantou a linha de bonde São João no bairro.[2]

Muitos dos moradores são descendentes de imigrantes italianos e alemães; isso porque, segundo o cronista Ary Veiga Sanhudo, estes imigrantes permaneceram no local nos finais do século XIX, após desembarcarem na estação de trem Navegantes, quando estavam indo rumo a Novo Hamburgo. A presença de tais habitantes deixou suas marcas no bairro, como a fundação da Sociedade Gondoleiros, um clube de lazer, em 1915.

A partir da década de 1940, Porto Alegre experimentou um momento de grande urbanização, ampliando e pavimentando avenidas, dentre as quais a Farrapos, que proporcionou ao São Geraldo e à sua região um maior desenvolvimento. Até os dias de hoje esta avenida representa a ligação do Centro com a área industrial da cidade.

Em 1949, seus moradores encaminharam um pedido de oficialização e delimitação do São Geraldo à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o que ocorreu com a Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959. Em 2016 houve mudanças nos limites do bairro através da Lei 12.112/16.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o São Geraldo é considerado um bairro que mescla características residenciais e comerciais. O bairro concentra, entre seus moradores, elevado número de descendentes de imigrantes italianos e alemães.

Marcos[editar | editar código-fonte]

Educação
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Branca Diva Pereira de Sousa
  • Colégio Concórdia
  • Colégio Santa Família
  • Escola Estadual de 1º Grau Souza Lobo
Praças
  • Praça Júlio Andreatta
  • Praça Pinheiro Machado
  • Praça São Geraldo
Outros

Galeria[editar | editar código-fonte]

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Avenida Benjamin Constant com a Rua Olinda; desse ponto segue pela Rua Olinda, por essa até a Avenida Pernambuco, por essa até a Rua Almirante Tamandaré, por essa até a Rua Conde de Porto Alegre, por essa até a Rua do Parque, por essa até a Rua Voluntários da Pátria, por essa até a Rua Consolação, por essa e por uma linha reta e imaginária na direção de sua projeção a partir da Avenida da Legalidade e da Democracia (antiga Avenida Presidente Castelo Branco), até encontrar o Cais Marcílio Dias, ponto de coordenadas E: 279.467; N: 1.678.736; segue pelo limite desse cais junto ao Lago Guaíba até o ponto de coordenadas E: 279.803; N: 1.679.586, localizado na projeção da Avenida Brasil; desse ponto, segue por uma linha reta e imaginária até o encontro da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Brasil, por essa até a Avenida Benjamin Constant, por essa até a Rua Olinda, ponto inicial.[1]

Seus bairros vizinhos são: Floresta, Higienópolis, São João, Navegantes e Marcílio Dias.

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992.
  • SANHUDO, Ary Veiga. Porto Alegre: Crônicas da minha cidade. vol. 2, Porto Alegre: Editora Movimento, 1975 (p. 195-199)
  • Dados do censo/IBGE 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre São Geraldo (Porto Alegre)