São João (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
São João
  Bairro do Brasil  
São joão bairro porto alegre.JPG
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total hectares
População total 13,238 hab (2 000)
5,909 homens
7,329 mulheres hab.
Densidade 27 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 1,5% (de 1991 a 2000)
Domicílios 4.936
Rendimento médio mensal 7,95 salários mínimos
Fonte: Não disponível

São João é um bairro classe média da zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

O bairro São João tem suas origens ainda no século XIX, desenvolvendo-se entre o Arraial dos Navegantes, que corresponde aos atuais bairros de Navegantes e Humaitá, e a Estrada do Passo d'Areia (traçado correspondente às atuais avenidas Benjamin Constant e Assis Brasil), no entorno da Capela de São João, construída em 1874 em uma pequena pedreira, em terras de propriedade das irmãs Clara e Felicidade Maria da Silva. O local é ocupado pela Igreja São João Batista[2].

Seu crescimento foi impulsionado pela criação da linha de bonde São João, que tinha seu fim em frente à capela. As delimitações atuais do bairro foram estabelecidas na década de 1950, quando foram oficialmente criados diversos bairros de Porto Alegre.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

É o centro geográfico da zona norte de Porto Alegre, sendo cortado por duas das principais avenidas de Porto Alegre, a Avenida Benjamin Constant e a Avenida Assis Brasil.

No bairro São João localiza-se o viaduto José Eduardo Utzig[3], que faz parte da 3ª Perimetral, proporcionando um acesso mais rápido entre as zonas norte, leste e sul da cidade, transformando a Rua Dom Pedro II em uma de suas principais vias de acesso e circulação[4].

No bairro também estão localizados a Igreja São João Batista e o Colégio La Salle São João, tradicional instituição de ensino particular, fundado em 1928 pelo padre Cleto Benvegnu, vigário da paróquia[5].

O bairro conta com a Associação de Moradores do Bairro São João de Porto Alegre.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

Entre os principais pontos de interesse do bairro estão o Aeroshopping, shopping de pequeno porte integrado ao Aeroporto Internacional Salgado Filho[6] (que, entre 1924 e 1940 chamou-se Aeródromo de São João, em função do bairro[7]); o Sítio do Laçador[8], ponto turístico que abriga o monumento símbolo da cidade, escolhido em concurso público; o Pepsi on Stage, palco de diversos shows nacionais e internacionais na cidade[9]; o Museu da Varig[10], que já foi uma das maiores empresas de aviação comercial do mundo e nasceu no bairro, junto ao aeroporto; a SOGIPA[11], um dos mais antigos e tradicionais clubes da cidade[12]; e o Bourbon Shopping Assis Brasil, um importante centro de compras da cidade[13].

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Avenida Benjamin Constant com a Avenida Cristóvão Colombo; desse ponto segue pela Avenida Cristóvão Colombo até a Rua São Francisco da Califórnia, por essa até Rua Américo Vespúcio, por essa até a Rua Coronel Feijó, por essa até a Avenida Assis Brasil, por essa até a Rua Vinte e Cinco de Julho, por essa até a Avenida Sertório, por essa até a Rua Dona Margarida, por essa até a Rua Augusto Severo, por essa até o seu final, ponto de coordenadas E: 281.999; N: 1.680.148; desse ponto segue por uma sequencia de linhas retas e imaginárias o limite da propriedade do Aeroporto Salgado Filho até a Avenida Zaida Jarros, no ponto de coordenadas E: 281.847; N: 1.680.472, por essa até o encontro da Avenida Farrapos com a Avenida Ceará, por essa até a Avenida Brasil, por essa até a Avenida Benjamin Constant, por essa até a Avenida Cristóvão Colombo, ponto inicial.

Seus bairros vizinhos são: São Geraldo, Higienópolis, Santa Maria Goretti, Navegantes, Humaitá, Anchieta e Jardim São Pedro.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • ALVARES, Tarcy G. Guia dos Bairros. Guia Informativo e Turístico de Porto Alegre.
  • _________. Ruas e bairros. IN: FLORES, Hilda Ages Hübner (org) Porto Alegre: História e Cultura. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1987.
  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992.
  • NUNES, Marion; VILARINO, Maria da Graça de Andrade. Carris 120 anos. Porto Alegre: Secretária Municipal de Cultura/CMC/CPH,1992.
  • Dados do censo/IBGE 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre São João (Porto Alegre)