Boa Vista do Sul (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Boa Vista do Sul.
Boa Vista do Sul
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total km²
População total hab () hab.
Densidade hab/ hab./km²
Fonte: Não disponível

Boa Vista do Sul é um bairro de Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Foi criado oficialmente pela lei ordinária municipal nº 12.112, de 22 de agosto de 2016[1], tendo seu território se desmembrado dos bairros Belém Novo e Lami.

É também um dos vinte bairros da cidade que têm divisa junto à orla do Rio Guaíba, e em seu território está incluída a Ilha Francisco Manoel.

Região de Planejamento e OP[editar | editar código-fonte]

A Boa Vista do Sul está inserida na "Região Geral de Planejamento Oito" (RGP-8), a última das oito Regiões de Gestão do Planejamento de Porto Alegre. Cada região reúne um grupo de bairros com afinidades entre si, com a RGP8 possuindo dez bairros ao todo. A RGP-8 abriga duas Regiões do Orçamento Participativo (OP) distintas: a Região Restinga (que inclui os bairros Restinga e Pitinga) e a Região Extremo-Sul (que inclui Boa Vista do Sul, Belém Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Lageado, Lami, Ponta Grossa e São Caetano).

História[editar | editar código-fonte]

Um dos bairros oficializados em lei mais recentes da cidade para atender o anseio de "pertencimento" de suas comunidades[2], a Boa Vista do Sul tem seu nome em razão da "Avenida Boa Vista", um logradouro que se comunica com Avenida Lami, que por sua vez é um dos caminhos que liga Porto Alegre a Itapuã, no município vizinho de Viamão.

Grande parte de seu território está inserido na chamada Zona Rural de Porto Alegre, onde os proprietários pagam o ITR, e não IPTU, e onde a produção primária recebe incentivos governamentais.

Limites[editar | editar código-fonte]

Conforme inciso XI, do artigo 5º da lei ordinária municipal nº 12.112, a Boa Vista do Sul tem seus limites geográficos assim definidos:

"Ponto inicial e final: encontro da Avenida do Lami com a Avenida Edgar Pires de Castro; desse ponto segue pela Avenida Edgar Pires de Castro até o Beco do Machado, por esse até o seu final e seguindo a projeção de seu eixo por linha reta e imaginária até o ponto de coordenadas (pt 28) E: 286.912; N: 1.657.093; desse ponto segue por uma linha reta imaginária até a Estrada Jacques Rosa, no entroncamento com a Rua do Jesuíno, por essa até a Avenida do Lami, por essa até o ponto de coordenadas (pt 20) E: 285.253; N: 1.656.263; desse ponto segue, por uma sequencia de linhas retas e imaginárias até o local conhecido como Marina do Lessa, junto à orla do Lago Guaíba, ponto de coordenadas (pt 21) E: 283.907; N: 1.653.554; desse ponto segue a orla do Lago Guaíba no sentido sudeste, incluindo a Ilha Francisco Manoel e contornando a Ponta das Canoas, seguindo pela orla até o ponto de coordenadas (pt 29) E: 288.534; N: 1.652.625; desse ponto segue por uma linha reta imaginária, na direção norte, até o ponto de coordenadas (pt 161) E: 288.458; N: 1.653.910, desse ponto segue por uma linha imaginária até o final da Rua Chrispim Antônio Amado, ponto de coordenadas (pt 162) E: 288.640; N: 1.654.032, por essa até a Avenida do Lami, por essa até a Avenida Edgar Pires de Castro, ponto inicial", conforme Anexo II, 11;"

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.