Fragata (Pelotas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fragata (Pelotas)
  Bairro do Brasil  
Distritos
População
 - Total 75,238
 - Número de eleitores 50.410
 - IDH 0,789
Domicílios 12.603
Rendimento médio mensal R$ 7.002
Energia elétrica (%) 90
Água encanada (%) 85
Coleta de lixo (%) 83
Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/cidade_dados/pelotas_dados.htm/

Fragata é um dos maiores e um dos mais populosos bairros de Pelotas, com quase 80 mil habitantes localizado na zona oeste da cidade.

O bairro possui estrutura de uma cidade, tendo Postos de Saúde, Associação Comercial, 2 Empresas de ônibus urbano (Santa Silvana e PRATI Pelotas) e uma Empresa de ônibus rodoviário (Transportes Rainha).

A Rodoviária municipal de Pelotas está localizada no bairro, assim como o Centro de Eventos da FENADOCE.

O Bairro Fragata possui ainda um Clube de Futebol Profissional - Grêmio Atlético Farroupilha, com seu respectivo Estádio General Nicolau Fico - que atualmente (2017) disputa a Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho.

A Avenida Duque de Caxias é a principal via do bairro, com uma extensão de aproximadamente 4,5 Km, tendo seu inicio no final da Praça 20 de setembro (o Canal Santa Bárbara é o marco de divisão das duas vias, que na verdade são apenas continuidade uma da outra) e o seu final na BR-392.

Até o ano de 1982 fazia parte do Bairro Fragata, a localidade chamada Jardim América, que com a emancipação de Capão do Leão naquele ano, passou fazer parte do novo município. Hoje a referida localidade faz parte do conglomerado urbano do sul.

O Bairro é composto, além da artéria principal, de vários sub-bairros, entre os quais os principais são: Cohab-Fragata, Vila Gotuzzo, Guabiroba, Passo do Salso, Virgílio Costa, Verona, entre outros. Possui ainda diversos condomínios residenciais de grande porte, todos com mais de 500 apartamentos.

Além da Avenida Duque de Caxias, o bairro possui outras grandes artérias vitais para o deslocamento da população fragatense e pelotense, como a avenida Teodoro Müller, a avenida Cidade de Lisboa, a Rua Frontino Vieira, a Avenida João Goulart, a Avenida Pinheiro Machado, a Rua Imperador D. Pedro I, entre outras.

Estão localizados no Fragata, também, A Faculdade de Medicina e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas, o Cemitério principal da cidade e o quartel do Exército 9º BI , Uma empresa das Bebidas Americanas Coca-Cola , Um shopping Próprio do Bairro , Alguns dos Principais Ctg's de Pelotas Thomaz Luiz Osório, Raízes do Sul e Candeeiro Crioulo , uma das principais Escolas de Samba pelotenses Unidos do Fragata e algumas das principais Bandas Carnavalescas de Pelotas, como a Banda Kibandaço, Entre a Cruz e a Espada e a Meta Carnavalesca.

O bairro possui várias Escolas, como a E.M.E.F. Nossa Senhora de Lourdes, E.E.E.G. Osmar Da Rocha Grafulha (CIEP), E.E.E.M Adolfo Fetter , E.E.E.F. Nossa Senhora de Fátima, E.M.E.F. Olavo Bilac, E.E.E.F. Dr. Armando Fagundes, E.T.E Prof. Sylvia Mello, E.M.E.F. Brum Azeredo, E.E.E.F Visconde de Souza Soares e o Colégio Tiradentes da Brigada Militar inaugurado no ano de 2011, sendo uma das melhores escolas de Ensino Médio de Pelotas e do Rio Grande do Sul. O Bairro Fragata também tem seu próprio Arroio, o Arroio Fragata, que Corta Pelotas do Bairro Leonense Jardim America.

Alguns dos sub-bairros: Verona, Vila Gotuzzo, Cohab Fragata, Vila dos Tocos, Asa Branca, Cohab duque, Padre Réus, Passo do Salso, Guabiroba, Farroupilha, Sto. Antônio de Pádua, entre outros.


Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.