Universidade Católica Dom Bosco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Católica Dom Bosco
UCDB
Lema Inspira o futuro.
Fundação 1965 (como FUCMT)
27 de outubro de 1993 (como UCDB)
Tipo de instituição Privada, filantrópica e confessional
Localização Brasão Municipal Campo Grande.jpg Campo Grande, Brasão de MS.gif Mato Grosso do Sul
Reitor(a) Pe. José Marinoni
Campi Campo Grande
Afiliações Missão Salesiana
Página oficial www.ucdb.br

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é uma instituição de ensino superior com sede na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (Brasil).

História[editar | editar código-fonte]

Procurando responder aos anseios de uma comunidade ávida pelo saber e pela cultura, a Missão Salesiana de Mato Grosso instituiu em Campo Grande, em 1961, o primeiro Centro de Educação Superior do Estado de Mato Grosso do Sul, a Faculdade "Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras", com os cursos de Pedagogia e Letras, voltado para a formação de educadores, orientadores e agentes de transformação da sociedade mato-grossense.

Assim, em decorrência da posição e do compromisso assumidos junto ao povo mato-grossense, os Salesianos marcaram sua presença e orientaram sua ação no sentido de corresponder aos anseios e necessidades dessa comunidade.

Como resultado desse processo de trabalho e ação concreta, paulatinamente, a Missão Salesiana criou novas Faculdades: a Faculdade de Direito - FADIR, em 1965; a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis de Administração - FACECA, em 1970; a Faculdade de Serviço Social - FASSO, em 1972 e assim sucessivamente. Nos anos seguintes, os cursos de História, Geografia, Ciências (Biologia e Matemática), Filosofia, Psicologia, e Graduação de Professores, que foram gradativamente integrados à FADAFI, que já possuía os cursos de Pedagogia e Letras.

Com vistas à futura Universidade, a Missão Salesiana solicitou, junto ao Ministério da Educação e Cultura - MEC, a integração das Faculdades, com um Regimento unificado, surgindo assim as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso - FUCMT.

A fonte legal que deu origem às Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso foi o Parecer nº 1.907/76, aprovado pelo Conselho Federal de Educação, na Sessão Plenária de 6 de junho de 1965, julgando o Processo nº MEC 13.718/75 (c.f. Documento, nº 175, p. 312-313), sendo seu Diretor Geral, oficialmente, Pe. José Scampini.

A partir destes acontecimentos, houve a confluência histórica de vários fatores, entre outros:

  • O interesse da Missão Salesiana em servir melhor a clientela - demanda para o ensino superior;
  • O propósito dos Salesianos em se fazerem presentes, com a Universidade, em meio à juventude sul-mato-grossense e brasileira, convivendo com a riqueza sócio-cultural, política e religiosa, à luz das orientações da Igreja Católica e da doutrina do educador Dom Bosco, para contribuir no desenvolvimento pleno do homem, em todas suas potencialidades, como sujeito e objeto da história e sua prossecução futura.

Este encontro de interesses está fundamentado na exposição de motivos da Carta-Consulta, elaborada pela Coordenadoria de Planejamento, Avaliação, Pesquisa e Extensão - COPAPE, no período de 1986 a 1989, fundamentada na Lei Federal nº 5.540/68, Resolução CFE nº 3/83 e demais dispositivos legais pertinentes.

Em 20 de dezembro de 1989, a Missão Salesiana protocolou, junto ao Conselho Federal de Educação, a sua Carta-Consulta, requerendo a transformação, pela via do reconhecimento, das então Faculdades Unidas Católicas em Universidade, com a denominação de Universidade Católica Dom Bosco.

A referida Carta-Consulta foi aprovada pelo Parecer nº 000113, em 21 de fevereiro de 1991, e iniciou-se aí a "Fase de Acompanhamento da Instituição", para comprovação de seu amadurecimento acadêmico-administrativo.

Com a Portaria nº 1.547 do Mistério da Educação e Cultura, de 27 de outubro de 1993, a FUCMT transformou-se em Universidade Católica Dom Bosco.[1]

Em 4 de setembro de 2015, foi apresentado o novo Reitor da instituição, Pe. Ricardo Carlos, substituindo o Pe. José Marinoni, que passará a trabalhar na Cisbrasil, em Brasília.

Em 2020, retorna como Reitor da Universidade o Pe. José Marinoni.

Universidade Católica Dom Bosco - UCDB Bandeira de Mato Grosso do Sul.svg
Sede
Campo Grande
Outras unidades
Corumbá | São Gabriel do Oeste

Referências