Sítio Arqueológico Fazenda Santa Dalmácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sítio Arqueológico Fazenda Santa Dalmácia é um conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica de San Joseph (missão jesuítica de San Joseph, como era chamado pelos portugueses [1]), localizada próximo ao distrito da Prata, no município de Cambé, região norte do estado brasileiro do Paraná[1][2].

Fundada em 1625 por padres espanhóis (entre eles, Antonio Ruiz de Montoya e Simón Mascetta) na então Província espanhola de del Guayrá para ser um entreposto entre as reduções de Francisco Javier e San Ignacio de Loreto, a redução foi destruída em 1631 por uma missão Bandeirante sob ordem da Coroa Portuguesa[1].

No fim da década de 1980 a redução foi descoberta, quando implementos agrícolas preparavam o terreno para a plantação de soja e anunciada a comunidade em julho de 2011, na IX Reunião de Antropologia do Mercosul realizada em Curitiba[1][3].

O trabalho de prospecção do sítio arqueológico foi realizado pelos arqueólogos Miguel Gaissler e Oldemar Blasi[1].

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e História - San Joseph, a missão Jornal de Londrina - acessado em 3 de março de 2013
  2. Cambé descobre Missão Jesuíta datada de 1625[ligação inativa] Jornal da Unopar (Universidade Norte do Paraná) - acessado em 3 de março de 2013
  3. Descoberto sítio arqueológico de missão jesuítica de 1625 em Cambé Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine. Rede de Turismo Regional - acessado em 3 de março de 2013