Sabeer Bhatia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sabeer Bhatia
Conhecido(a) por ser co-fundador da Hotmail
Nascimento 30 de dezembro de 1968 (49 anos)
Chandigarh,
 Índia
Nacionalidade Índia indiano
Principais trabalhos Hotmail

Sabeer Bhatia (Chandigarh, 30 de dezembro de 1968) é um empresário indiano, fundador, junto com Jack Smith, do serviço de correio eletrônico gratuito Hotmail.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu na cidade de Chandigarh (Índia), mas cresceu em Bangalore. O nome do pai dele é Baldev Bhatia. Seu pai era capitão do Exército Indiano e sua mãe trabalhava no Banco Central da Índia. Ele estudou na Bishop's School (em Pune) e depois em St. Joseph's Boys' High School (uma escola jesuíta em Bangalore). Em setembro de 1988, após um breve período no Instituto Birla de Tecnologia e Ciência em Pilani (Estado de Rajasthan), ele ganhou uma bolsa de estudos para o Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), onde obteve um Bacharel em Ciência em 1989. Em seguida, ele continuou estudando na Universidade de Stanford em Palo Alto (Califórnia) para receber seu Mestrado em Engenharia Elétrica em 1993.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de se formar, Bhatia trabalhou brevemente como engenheiro de hardware para a empresa americana Apple Computer. Foi um dos primeiros funcionários da Firepower Systems, onde desenvolveu workstations baseadas em PowerPC.

Em dezembro de 1995, seu amigo e colega de trabalho na Apple, Jack Smith teve a idéia de fazer um e-mail gratuito baseado em um navegador da web. Juntos, eles desenvolveram a ideia e fundaram a empresa Hotmail - na qual Bhatia era o diretor e Smith o "chefe tecnológico". Eles lançaram o Hotmail, o primeiro e-mail gratuito no 4 de julho de 1996, Dia da Independência dos Estados Unidos, simbolizando a "liberdade" do e-mail e do ISP, a capacidade de acessar a caixa de entrada de um usuário em qualquer lugar do mundo. Até então, cada pessoa que possuía um computador pessoal tinha um e-mail, mas via webmail (e-mail baseado na rede e não no próprio computador) e podia acessar seu e-mail de qualquer lugar do mundo. O limite de armazenamento gratuito foi de 2 MB. Em dezembro de 1997, eles informaram que tinham mais de 8,5 milhões de assinantes.

Como presidente e CEO, Bhatia liderou o Hotmail até sua eventual aquisição pela Microsoft por 400 milhões de dólares norte-americanos em 31 de dezembro de 1997. Em meados de 1998, com 25 milhões de contas de e-mail ativas, a empresa estava criando 125 mil novos usuários todos os dias (cerca de 3,75 milhões por mês). Bhatia trabalhou na Microsoft por um ano após a aquisição do Hotmail e em abril de 1999, deixou a Microsoft para iniciar outro empreendimento, a Arzoo Inc, uma empresa de comércio eletrônico, que teve que fechar quando "estourou" a bolha das empresas ponto com. Em julho de 2011, o Hotmail tinha 360 milhões de usuários registrados, menos do que o serviço Gmail do Google.

Bhatia iniciou um serviço de mensagens gratuito chamado JaxtrSMS. Ele disse que o JaxtrSMS faria com o SMS o que o Hotmail fazia por e-mail. Afirmando ser uma tecnologia disruptiva, ele diz que as operadoras perderão receita com a redução do número de SMS em sua rede, mas se beneficiarão do plano de dados que o usuário deve comprar. Até o momento, o serviço JaxtrSMS não conseguiu replicar o sucesso do Hotmail. Recentemente, ele investiu em software de colaboração por e-mail, o ccZen.

Vida[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Bhatia pertence à Comunidade Sindi. Sabeer se casou com Tanya Sharma em 2008 e o casal tem uma filha juntos. Mais tarde, eles entraram com pedido de divórcio em janeiro de 2013 em um tribunal em San Francisco. A razão citada para o divórcio é "diferenças irreconciliáveis". Tanya é aluna da London School of Economics e foi diretora da Good Care Pharma até 2008.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Empreendedor do Ano (1997) pela empresa financeira Draper Fisher Jurvetson.
  • Nomeado entre os "Elite 100", lista dos principais visionários da Nova Economia na revista Upside.
  • Credor do prêmio "TR100", apresentado pelo MIT aos 100 jovens inovadores com expectativa de ter o maior impacto em tecnologia nos próximos anos.
  • Um dos 10 financiadores mais bem sucedidos de 1998 pela revista San Jose Mercury News e POV.
  • Um dos "People to Watch" (pessoas a serem levadas em conta) em Negócios Internacionais em 2002 pela TIME.

Referências

  1. «AFP: Hotmail co-founder launches free SMS service». www.google.com. Consultado em 17 de maio de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.