Microsoft Hotmail
Hotmail | |
---|---|
Proprietário(s) | Microsoft |
Requer pagamento? | Não, apesar de existir o Hotmail Plus[1] |
Gênero | Webmail |
Cadastro | Público |
País de origem | ![]() |
Idioma(s) | Inglês, português e mais 47 idiomas. |
Lançamento | 4 de julho de 1996 (26 anos) |
Extinção | 31 de julho de 2012 (10 anos) |
Desenvolvedor | Microsoft |
Endereço eletrônico | http://hotmail.com |
Hotmail foi um serviço de correio eletrônico gratuito da Microsoft, baseado em acesso pela web. O Hotmail foi o primeiro serviço de webmail da internet, mas foi substituído pelo Outlook.com, porque a Microsoft decidiu mudar totalmente seu serviço de e-mail.[2] Em 2008, o serviço contava com cerca de 200 milhões de usuários em todo o mundo,[3] e era é um dos serviços de e-mail mais famosos e utilizados com cerca de 360 milhões de usuários[4] em todo o mundo sendo 47 milhões no Brasil.
História[editar | editar código-fonte]
Fundação[editar | editar código-fonte]
O criador do Hotmail, o indiano Sabeer Bhatia foi para os Estados Unidos em 23 de setembro de 1988. O Instituto de Tecnologia da Califórnia tinha-lhe oferecido uma bolsa de estudos. Bhatia tinha 19 anos.
Bhatia queria concluir os estudos e voltar para trabalhar em seu país. Quatro anos depois, fez pós-graduação, em Stanford, e, depois de formado, não quis voltar para casa.
Bhatia acabou convencendo seu amigo, Jack Smith, quando se encontravam no trabalho, na Apple (trabalhavam como engenheiros de hardware), a montar um negócio, motivado pelo que ouvira em algumas palestras a que assistiu em Stanford, de transformar uma boa ideia em uma empresa, para depois vendê-la por milhões de dólares. Fizeram um acordo: Bhatia seria o administrador da empresa; Smith, o arquiteto da tecnologia do empreendimento a ser criado.
Bhatia e Smith empenharam sua criatividade na produção de ideias. Um dia, em dezembro de 1995, tiveram a ideia de lançar um serviço Webmail que fosse visto de qualquer lugar no mundo. Queriam montar um sistema de e-mail de livre acesso baseado na Web. A ideia era oferecer uma conta de e-mail grátis a quem quisesse e tornar essas contas acessíveis pela Web.
Depois de decidirem montar a empresa, faltava-lhes o nome. Bathia queria um nome que envolvesse a palavra 'MAIL', ou seja, correio. Pensou muito e, então surgiu o nome HOTMAIL com base nas letras da sigla HTML. Mas, ainda lhes faltava algo, 300 mil dólares.
Investimento[editar | editar código-fonte]
Bathia bateu, em vão, na porta de várias empresas de capital de risco que financiavam empresários em troca de participação acionária. Era uma ideia nova e ninguém queria arriscar. Mas bastava alguém disposto a comprar a ideia para tudo começar a andar.
Neste caso, quem se interessou foi Steve Jurvetson, da Draper Fisher Jurvetson. Ele receberia 15% de participação acionária.
Acordo feito, Jack e Bathia deixaram o emprego na Apple e abriram um pequeno escritório em Fremont, Califórnia. Bhatia convenceu 14 empregados a trabalhar em troca das ações da empresa a um valor prefixado. Em junho, o dinheiro estava acabando mas o produto estaria pronto em um mês. Doug Carliske um investidor, se mostrou interessado mas Bhatia e Smith sabiam que se lançassem primeiro o Hotmail, as ações teriam mais valor, portanto teriam mais comando de sua empresa. Assim, conseguiram um empréstimo bancário de 100 mil dólares.
No dia 4 de Julho de 1996, lançava-se a primeira empresa de webmail grátis do mundo, o Hotmail. Para o usuário ter seu e-mail não era preciso ter computador em casa. Bastava se conectar através de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo. O Hotmail foi a primeira empresa a oferecer e-mail baseado na Web (Webmail). Na manhã do lançamento, Bhatia e Smith carregavam seus pagers programados para exibir a cada hora o número de novos assinantes.
Sucesso[editar | editar código-fonte]
O Hotmail começou a enviar notícias e outros conteúdos da Internet para os assinantes. Isso não era novidade, mas a forma como o dinheiro jorrava, sim. Os sites que forneciam o conteúdo queriam receber pelas notícias porém Bhatia achou que os sites deviam pagar ao Hotmail pela oportunidade de ter seus conteúdos circulando. Eles concordaram, e logo o Hotmail estava crescendo tão rápido que alguns provedores de conteúdo mal conseguiram lidar com o tráfego gerado pelo serviço.
Na época em que tentaram vender a ideia do Hotmail aos capitalistas de risco, o que Bhatia sempre ouvia era: "O que vai impedir a Microsoft de copiar esse conceito e acabar com vocês?". Mas a Microsoft só se deu conta do que realmente estava acontecendo quando Bhatia contou a um repórter, "temos 6 milhões de usuários".
Aquisição pela Microsoft[editar | editar código-fonte]
Quando a Microsoft quis comprar o Hotmail no outono de 1997, ofereceram a Bhatia uma soma que lhe permitiria embolsar dezenas de milhões de dólares. Uma semana depois estavam de volta, e todas as semanas desde então, por dois meses seguidos.
Sem sucesso pediram então que Bhatia fosse a Redmond para conversar com Bill Gates, fundador da Microsoft.
Bhatia voltou a Microsoft com uma proposta de meio bilhão de dólares. "Você está louco!", gritaram os negociadores. A tensão crescia enquanto a Microsoft ia colocando mais dinheiro na mesa: 200 milhões. Duzentos e cinquenta. Trezentos. Bhatia, que recebera sinal verde do conselho de administração e da diretoria para negociar pessoalmente o acordo, manteve-se firme. Quando os negociadores ofereceram cerca de 350 milhões de dólares, a maioria dos executivos se mostrou favorável a aceitar.
Bathia disse que não, queria mais, então no último dia de 1997, um acordo foi anunciado. O Hotmail havia sido negociado por 2.769.148 ações da Microsoft, na época valendo a quantia de 400 milhões de dólares.
Apenas oito meses após o anúncio do acordo, 400 milhões de dólares pagos pela Microsoft pareciam em pechincha, especialmente se levando em conta que a base de usuários do Hotmail havia mais do que dobrado desde a venda da empresa. Com 22 milhões de contas de webmail ativas, a empresa estava atraindo 125 mil novos usuários por dia.
Bhatia havia desenvolvido a base de usuários do Hotmail mais rápido do que a CNN e possui 67 milhões de usuários. Agora possui ainda muito mais.
Endereços para o Brasil[editar | editar código-fonte]
@hotmail.com / @hotmail.com.br / @live.com[5] @msn.com[6]
Novidades/Atualizações[editar | editar código-fonte]
Novidades (2005)[editar | editar código-fonte]
- Filtro para bloquear remetentes indesejados;
- Busca de mensagens em sua caixa postal;
- Capacidade de baixar mensagens de contas de outros servidores;
- Integrado ao MSN Messenger da Microsoft;
- Filtro de Lixo Eletrônico.
O Hotmail oferecia 5 GB de espaço para armazenamento de mensagens.[7] Seguindo a tendência de oferecer mais espaço, iniciada pelo Gmail, a Microsoft anunciou uma nova política de concessão de espaço para mensagens. Em dezembro de 2004, lê-se no MSN Hotmail Fact Sheet:
“ | Novos usuários do MSN Hotmail em vários mercados poderão obter 250 MB de armazenamento grátis com uma nova conta MSN Hotmail e podem enviar arquivos anexados de até 10 MB. Os assinantes obtém instantaneamente 25 MB de armazenamento e serão atualizados automaticamente para 250 MB de armazenamento após 30 dias da criação de uma nova conta. | ” |
O Hotmail ainda continua disponível a muitos usuários, durante o lançamento do Windows Live Mail agora designado por Windows Live Hotmail, a Microsoft lançou convites aos usuários para aderirem à nova versão e mandarem feedback a fim de melhorar o serviço das contas, daí resultara a performance das contas do Windows Live.
Para passar à nova versão é necessário aceder à conta Windows Live ID e aderir ao Windows Live Hotmail, a sua conta passará a ter 2GB e passada uma semana mudará de layout, mas por sua vez este novo layout requer uma boa ligação à banda larga, pois se assim não for a sua ligação ao servidor para a posterior visualização dos e-mails vai levar muito tempo do que o habitual. Caso não esteja satisfeito com a nova versão dispõe dum link logo na abertura da sessão ou nas opções de conta que o fazem voltar à versão clássica.
Novidades (2006)[editar | editar código-fonte]
No final de 2006, a Microsoft lançou uma nova versão do Hotmail e batiza o por Windows Live Mail, esta nova versão sofria atualizações sucessivas.
Como forma de uniformizar a imagem dos seus produtos online a Microsoft batiza também todos os seus serviços disponibilizados online:
- Windows Live Favorites;
- Windows Live Gallery;
- Windows Live Custom Domains;
- Windows Live Spaces;
- Windows Live Search;
- Windows Live Ideas;
- Windows Live Toolbar;
- Windows Live Messenger (o anteriormente conhecido por MSN Messenger, o serviço de chat entre amigos mais usado em Portugal e no Brasil);
- entre outros:
A nova imagem dos produtos online da Microsoft associada a submarca Windows Live vem alinhada com a nova versão do novo sistema operativo, o Windows Vista.
O novo Windows Live Hotmail dispõe de uma capacidade de armazenamento de 5GB, anexos até 20 MB, layout com diferentes cores dependendo dos gostos do usuário, sistema de procura de e-mails e contactos muito avançado o melhor até agora criado pela Microsoft. Esta nova versão é incomparável com as outras contas de webmails usadas usualmente: Yahoo! Mail, do Yahoo! e Gmail (do Google), ambas com infinito espaço.
Novidades (2009)[editar | editar código-fonte]
Com a atualização do layout e funcionalidades da maioria dos programas Windows Live, o Hotmail foi igualmente renovado, apresentando as seguintes diferenças:
- Maior integração com o calendário do Windows Live;
- Maior facilidade de organização de e-mails;
- Maior facilidade na escrita e anexação de ficheiros em e-mails;
- Maior rapidez de acesso (ao diminuir o tamanho da página);
- Deixa de ter uma versão alargada e outra limitada, passando apenas uma única versão (praticamente igual à versão alargada, mas com um tamanho de página mais baixo);
- Suporte a POP3 e IMAP;
Novidades (2010/2011)[editar | editar código-fonte]
- Possibilidade de agrupar mensagens em conversas;
- Exibição ativa, veja vídeos do YouTube, ouça MP3 ou veja fotos sem sair do e-mail, sem clicar em links externos;
- Maior integração com o SkyDrive;
- Documentos Online, salve e edite seus documentos na nuvem;
- Anexos de até 50MB usando o SkyDrive, ou 25MB sem utilizar o SkyDrive;
- Maior rapidez na abertura de e-mails, com o pré-carregamento das mensagens;
- Utilização do Filtro SmartScreen, que protege contra Spam, sites maliciosos e tentativa de Phishing;
- Suporte a https;
- Criação de endereços adicionais;
- Receba suas mensagens de outros provedores no Hotmail, via POP3;
- Se torna possível a criação de subpastas;
- Agora as mensagens sinalizadas ficam na parte superior da caixa de entrada;
- Bata papo diretamente da sua caixa de entrada com os amigos do Messenger;
- Organize seus e-mails em categorias;
- Espaço infinito para seus e-mail, são 5GB, e mais 250MB a mais a cada mês.
- Facilidade em anexação e envio de anexos grandes com o SkyDrive e Silverlight;
- Possibilidade de recuperar mensagens excluídas da pasta excluídos;
Novidades (2012)[editar | editar código-fonte]
O serviço do Windows Live Messenger irá passar por mudanças, possivelmente alguns usuários irão ter problemas de acesso, criação de senhas, ID, troca de imagens no messenger, inclusão e exclusão de contatos no Messenger, não reconhecimento de endereço de e-mails já cadastrado em nossa base, uso de HTTP ao BIT, datas de envio e recebimento de e-mail incomum, alteração não permitida de endereço de e-mail, data de criação da conta variadas ou distorcidas e travamento do corpo do texto. Todos estes serviços do Messenger Live Hotmail será normalizado gradualmente, caso haja algum destes problemas basta desfazer todas as ações e tentar o cadastro novamente.
Em 31 de julho de 2012 o Hotmail é substituído pelo Outlook.com.[8] Podendo ser acessado através do número do telefone, skype ou e-mail do Hotmail.[9]
2013[editar | editar código-fonte]
Em novembro de 2012, a Microsoft anunciou que o MSN Messenger deixará de existir no primeiro semestre de 2013[10] e que os usuários deverão usar o Skype para trocar mensagens.[11]
Referências
- ↑ «Windows Live Essentials - Baixe o Windows Live Essentials». windows.microsoft.com. Consultado em 11 de abril de 2012
- ↑ «Hotmail é substituído pelo Outlook.com». www.noteshared.com
- ↑ Hotmail staff. «We Heard You Loud and Clear». Microsoft. Consultado em 23 de março de 2007
- ↑ «Microsoft apresenta o novo Windows Live Hotmail». www.infodicas.com.br. Consultado em 11 de abril de 2012
- ↑ Inscreva-se @hotmail.com / @hotmail.com.br / @live.com
- ↑ Inscreva-se[ligação inativa] @msn.com
- ↑ Hotmail Staff. «Hotmail will soon bring you more of your requests, better performance». Microsoft. Consultado em 14 de agosto de 2007
- ↑ «G1 - Microsoft lança portal Outlook.com que substitui o Hotmail - notícias em Tecnologia e Games». g1.globo.com. Consultado em 3 de agosto de 2012
- ↑ Alves, Caion (25 de janeiro de 2019). «Hotmail Entrar Direto no E-mail (Outlook)». GDH Press. Consultado em 28 de maio de 2020
- ↑ Microsoft anuncia o fim do MSN Messenger
- ↑ Microsoft aposenta MSN Messenger e integra serviço ao Skype