San Giovanni Ventitreesimo a Borgata Petrelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

San Giovanni Ventitreesimo a Borgata Petrelli é uma capela pública localizada na Via dell’Imbrecciato, 289, no distante subúrbio de Borgata Petrelli, no bairro de Magliana Nuova do quartiere Portuense de Roma. É dedicada a São João XXIII.

História[editar | editar código-fonte]

A capela fica num parque público conhecido como Largo Petrelli, criado em 1992. Moradores locais construíram o edifício com seus próprios recursos e, quando inaugurada, a capela foi colocada como dependente da paróquia de Nostra Signora di Valme. A estátua do papa São João XXIII no parque foi inaugurada em 2012.

O título do terreno tinha pendências e houve um período em 2013 no qual tanto o parque quanto a capela foram cercados e fechados enquanto o processo corria na Justiça. Em 2015, o acesso foi restaurado.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A capela é um pequeno edifício pré-fabricado pintado de branco com um teto inclinado vermelho. O telhado tem beirais salientes, especialmente profundos na frente, onde eles se tornam uma espécie de dossel raso.

À direita está um pequeno campanário formado por quatro barras verticais de aço sustentando uma pirâmide de placas de aço na qual está pendurado o único sino, uma obra de um ferreiro local chamado Fabrizo Simbolotti[1].

Referências

  1. ««Bergoglio sa che ci hanno rubato la Chiesa»». Il Tempo (em italiano). 11 de setembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]