Sandefjord

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sandefjord
Brasão da comuna de Sandefjord
Mapa do condado de Vestfold com Sandefjord em destaque.
Condado Vestfold
Número 0706
Sede Sandefjord
Área 121 km²
População(2016) 46 112
Densidade 338 hab/km²
Idioma Dano-norueguês
Website www.sandefjord.kommune.no/

Sandefjord é uma comuna da Noruega, com 121 km² de área e 46 112 habitantes (censo de 2016), localizada no condado ou estado (em norueguês, fyr) de Vestfold.[1]

A cidade foi oficialmente fundada em 01 de janeiro de 1838, mas suas origens remontam desde a era Viking (< 1000 D.C.), já que em 1880 foi localizado em suas proximidades uma das mais importantes relíquias vikings do país: o barco viking Gokstad, que faz parte do acervo do Museu dos Navios Vikings (Vikingskipshuset) na penísula de Bygdøy, na capital Oslo.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A Sandefjord stasjon é a estação ferroviária da rede NSB na cidade, que a conecta com a capital Oslo e com o aeroporto de Torp através da linha R11 (Oslo S- Larvik).

A cidade possui também o aeroporto de Aeroporto Internacional de Sandefjord, Torp  (IATA TRFICAOENTO), a cerca de 10 km à nordeste do centro da cidade, que opera sobretudo vôos locais dentro de Vestfold e outras companhias low-cost.

Sandefjord é atravessada ainda pela European route E18, auto-estrada transnacional de quase 2 000 km de extensão que conecta a Rússia à Irlanda do Norte.

Educação[editar | editar código-fonte]

Pelo senso de 2016, a cidade registrava apenas 0,6% de pessoas maiores de 16 anos sem qualquer registro de educação. 22% da população apresentava nível universitário em curso ou concluído, 38% no ensino médio e cerca de 25% no ensino fundamental.

As  Skagerak Primary & Middle School e a Skagerak International School oferecem ensino fundamental e médio.

A Sandefjord videregående skole oferece cursos de bacharelado e formação na área de esportes de elite e a BI (Norwegian Business School) também tem uma unidade na cidade com cursos na área industrial.

No ensino superior, a cidade abriga um dos nove campi do sul-sudeste norueguês da Folkeuniversitet, a maior e mais antiga instituição de ensino da Noruega.

Economia[editar | editar código-fonte]

Em 2016 a cidade apresentava com um lucro operacional (norueguês: driftsresultat) de 7,5%, bem acima do mínimo recomendado pelo Comitê Financeiro do Ministério do Governo Local e Desenvolvimento Regional (Norwegian:Kommunal- og moderniseringsdepartementet -KMD)  de 1,5 %, que garantiria a liberdade de gestão e ação do munícipio em suas políticas locais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Kommunefakta Sandefjord». ssb.no (em norueguês bokmål).