Santo Eduardo (Campos dos Goytacazes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Santo Eduardo (desambiguação).
Santo Eduardo
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  Rio de Janeiro
Município Campos dos Goytacazes
História
Criado em 1861

Santo Eduardo é o 13° distrito do município de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado a aproximadamente 75 quilômetros da sede municipal, 7 quilômetros do distrito vizinho de Santa Maria de Campos e a 350 quilômetros do Rio de Janeiro.

Criado em 1861, o distrito já foi um dos principais polos agrícolas de Campos, destacando-se pela produção de café. Em 1879, foi inaugurada a estação ferroviária, que recebia tudo o que era produzido na região, que era despachado para a então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Com o fim do ciclo do café e início do ciclo do açúcar, foi inaugurada a Usina Santa Maria, em Bom Jesus do Itabapoana, que empregou muitos moradores de Santo Eduardo.

Em 1960, Santo Eduardo perdeu mais da metade de seu território, com a emancipação administrativa de Santa Maria de Campos. O fechamento da Usina Santa Maria, no início da década de 1990, gerou uma grande crise na região. Atualmente, as principais vocações econômicas do distrito são a agricultura e o comércio.

O distrito é formado pelas localidades de Espírito Santinho, Divisa, Garrafão, São Roque, Departamento e Pião, além da sede distrital.

É cortado pela Linha do Litoral da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, atualmente concedida ao transporte de cargas pela Ferrovia Centro Atlântica. [1][2]

Referências

  1. «Santo Eduardo -- Estações Ferroviárias do Estado do Rio de Janeiro». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 2 de setembro de 2020 
  2. «Campos dos Goytacazes - Estação Ferroviária de Santo Eduardo -ipatrimônio». Consultado em 2 de setembro de 2020 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Campos dos Goytacazes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]