Saxofone alto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saxofone Alto
Informações
Classificação
Classificação Hornbostel-Sachs 422.212-71
Instrumento de palheta simples com chaves.
Extensão
Sax range.svg

Em E♭: O som é uma sexta abaixo do que a da escrita.
Instrumentos relacionados
Saxofone sopranino,
Saxofone soprano,
Saxofone alto,
Saxofone tenor,
Saxofone barítono,
Saxofone baixo,
Saxofone contrabaixo.

O saxofone alto,ou simplesmente sax alto, é um instrumento que integra a família dos saxofones desde sua origem, conforme o projeto de Adolphe Sax.

O saxofone alto é afinado em Eb (Mi bemol). Sua extensão abrange do C#2 ao G#4 (extensão real), que grafada para o instrumento resulta em A#2 ao F4, visto que se trata de um instrumento transpositor. Há ainda raros modelos, como um utilizado por Ornette Coleman, que possuem uma chave a mais na região grave, que permite estender o registro um semitom para baixo (chegando ao B2 no instrumento / C#2 de fato). Assim como outros saxofones, seu som é originalmente produzido a partir de uma palheta de bambu, a qual é fixada na boquilha com a ajuda de uma braçadeira, que pode ser de aço ou de couro.

Na música erudita há diversas peças conhecidas para saxofone alto solo, com orquestra, quarteto e outros grupos instrumentais, como por exemplo o concerto para saxofone alto de Alexander Glazunov. Este instrumento é também popular entre os músicos de jazz dos Estados Unidos. Um dos mais notáveis instrumentistas do saxofone alto foi Charlie Parker, que, junto a outros artistas do bebop, remodelou o jazz utilizando um novo tipo de fraseado, muito veloz, mas com sonoridade leve.

Paul Desmond foi um grande saxofonista de sax alto que ficou muito conhecido pela sua sonoridade "aveludada".

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.