Selos e história postal da Cidade do Vaticano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Selo datado de 1931, emitido pela Cidade do Vaticano, com a efígie do Papa Pio XI

O Correio do Vaticano opera seu próprio serviço postal e emite seus próprios selos postais desde 1929.

A história postal da Cidade do Vaticano começa logo após a sua fundação oficial, em 11 de fevereiro de 1929. Dois dias mais tarde, o correio do Vaticano começou a operar com suprimentos e equipamentos doados pelo governo italiano. A Cidade do Vaticano tornou-se membro da União Postal Universal em 1 de junho,[1] e, em seguida, em 29 de julho, a Cidade do Vaticano e a Itália assinaram um acordo postal que entrou em vigor em 1 de agosto, prevendo o encaminhamento da correspondências do Vaticano através de Roma.[2]

Primeiros selos[editar | editar código-fonte]

O dia 1 de agosto de 1929 também viu a emissão dos primeiros selos do Vaticano (antes disso, foram usados selos italianos), a série definitiva de 15 valores denominada "Conciliação". Os valores mais baixos, de 5 a 75 centesimi, representado a heráldica dos brasões papais, enquanto os valores mais elevados (de 80 centesimi a 10 lire), contaram com um retrato completo do rosto do então papa reinante, Pio XI.[3]

Em 1 de abril de 1933, o Vaticano emitiu a sua primeira série de selos semipostais, um conjunto de quatro selos marcando o 24º Santo Ano. Em 31 de maio do mesmo ano, as emissões-base "Jardins e Medalhões" foram produzidas. Enquanto o valor mais baixo ainda representava o brasão de armas, os valores mais altos incluíam vistas para os jardins e a de Basílica de São Pedro.

Em 18 de fevereiro de 1939, logo após a morte de Pio XI, ocorrida em 10 de fevereiro, os selos com brasões de 1929 tiveram sobreposta a inscrição "SEDE CE / MCMXXXIX". Eles permaneceram válidos até 3 de março, o dia seguinte à eleição do Papa Pio XII.

Na atualidade[editar | editar código-fonte]

O Vaticano adquiriu uma reputação para a produção de belas e atraentes séries de selos em quantidades limitadas (até hoje, a média de produção para a maioria dos séries é de apenas 300 a 500 mil selos). Os selos do Vaticano são produzidos sob a autoridade do Escritório Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano.

Muita, mas não toda, correspondência postada a partir do Vaticano origina-se dos turistas, das congregações religiosas ou da Cúria Romana. Mas muitos romanos, descrentes da confiabilidade do correio italiano, vão até o Vaticano só para postar suas cartas importantes. Os selos italianos não podem ser usados no Vaticano e vice-versa. De acordo com a União Postal Universal, o correio do Vaticano é "um dos melhores sistemas postais do mundo" e "mais cartas são enviadas a cada ano, por habitante, do código postal 00120 do Vaticano, do que em qualquer outro lugar no mundo."

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Vatican». Member countries 
  2. «Pontificate of Pius XI (1922-1939)». Arago: People, Postage and The Post 
  3. «Vatican: 30c Papal Arms single». Arago: People, Postage and The Post 

Bibliografia adicional[editar | editar código-fonte]

  • Antonellis, Albert A. Postal cards and aerogrammes of the Vatican City State, 1929-2007. Waltham, MA.: A.A. Antonellis, 2008 CD-ROM.
  • Bolaffi's Roman States and Vatican City specialized stamp catalogue. Turin: S.C.O.T. Editrice, 1958-79.
  • I francobolli dello Stato della Citta del Vaticano = Stamps of the Vatican City State. Citta del Vaticano: Governatorato S.C.V. Vol. 1: 1929-1976 (1977); Vol. 2: 1977-1980 (1981); Vol. 3: 1981-1986 (1986)
  • Heutger, Nicolaus C. Vatikanische Briefmarken: Kunst und Geschichte. Göttingen: Philapress, 1966 66p.
  • Kehr, Ernest A. Vatican: the stamps and a description of their design and background prepared especially for stamp collectors. Newark, N.J.: Washington Press, 1956 48p.
  • Kelen, Emery. Stamps tell the story of the Vatican. New York: Meredith Press, 1969 132p.
  • Pirozzi, Greg and James C. Hamilton. Vatican City collecting basics: a comprehensive introduction for collectors. Hanover, MD.: Vatican Philatelic Society, 2014 27p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]