Saltar para o conteúdo

Semana do saco cheio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 186.220.79.195 ( modificação suspeita : -33), para a edição 32403230 de EuTuga
Linha 1: Linha 1:
{{sem notas|data=janeiro de 2012}}
{{sem notas|data=janeiro de 2012}}
A '''Semana do saco cheio''', também conhecida como '''Semana de primavera''', é uma semana de recesso escolar adotada por vários colégios e universidades no [[Brasil]] normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de [[Nossa Senhora Aparecida]] ([[12 de outubro]]) e o [[Dia do professor|dia dos professores]] ([[15 de outubro]]).
A '''Semana do saco escrotal cheio''', também conhecida como '''Semana de florzinha''', é uma semana de recesso escolar adotada por vários colégios e universidades no [[Brasil]] normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de [[Nossa Senhora Aparecida]] ([[12 de outubro]]) e o [[Dia do professor|dia dos professores]] ([[15 de outubro]]).


== História ==
== História ==

Revisão das 20h21min de 28 de fevereiro de 2013

A Semana do saco escrotal cheio, também conhecida como Semana de florzinha, é uma semana de recesso escolar adotada por vários colégios e universidades no Brasil normalmente em outubro na semana entre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).

História

No Brasil, este costume começou por volta de 1982 e foi uma invenção de estudantes universitários que já estavam cansados nessa época do semestre. O dia 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças e logo em seguida vem o dia dos professores, em 15 de outubro. Os estudantes decidiram emendar essas datas e daí surgiu a semana do saco cheio.

Em que pese o senso comum de tratar-se de uma invenção de estudantes universitários, esta semana não é aplicada regularmente em nenhuma faculdade no âmbito nacional brasileiro, razão pela qual a afirmação de sua criação é provavelmente uma falácia histórica.

O início do costume no Brasil descende da Semana da Batata na Alemanha. Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente outros colégios no Brasil adotaram a prática.

Práticas comuns

A maioria das escolas e colégios promove uma viagem para os alunos nessa época de outubro (geralmente a viagem de formatura para estudantes do 9º ano do E.F. e do 3º ano do E.M.). Outros alunos a usam para pôr a matéria em dia, ou simplesmente só para o lazer.

Referências