Senneterre (Quebec)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Senneterre
  Cidade  
Símbolos
Lema Saine terre attire
("Terra saudável atrai")
Localização
Senneterre está localizado em: Quebec
Senneterre
Localização de Senneterre na província de Quebec.
Mapa
Mapa de Senneterre
Coordenadas 48° 23' N 77° 14' O
País  Canadá
Província  Quebec
Região Abitibi-Témiscamingue
História
Incorporação 1919
Características geográficas
Área total 16,323 km²
População total (2011) 2 953 hab.
Densidade 180,9 hab./km²
Fuso horário UTC−5
Verão: UTC−4
Sítio www.ville.senneterre.qc.ca

Senneterre é um município na região de Abitibi-Témiscamingue, na província de Quebec, Canadá. Situa-se na regionalidade municipal do condado de Vallée-de-l'Or.[1] Seu território compreende uma grande área não desenvolvida estendendo-se do Rio Bell até Mauricie. Encontra-se a 60 quilômetros a nordeste de Val-d'Or.

Servindo inicialmente de posto de trocas, a colonização iniciou-se em 1904 com a chegada dos primeiros colonos. Recebeu então o nome de Rivière-Nottaway, depois Rivière-Bell. Nos dez anos seguintes, houve colonização por parte de pessoas fugindo do alistamento militar. Entre 1911 e 1913, durante a construção da National Transcontinental Railway a região foi explorada e a localidade de Senneterre foi formada, recebendo o nome em honra ao capitão do regimento Languedoc, que lutou sob o comando de Louis-Joseph de Montcalm na Batalha de Sainte-Foy[2][3] .

A conclusão da ferroria acelerou o desenvolvimento. Em 1919, o local foi incorporado como municipalidade de Senneterre-Partie-Ouest. Desenvolveu-se como um centro de exploração florestal, comércio e turismo.[2] Em 1966, os territórios de Lac-Quentin e Lac-Mingo, bem como os territórios não organizados de Matchi-Manitou e Lac-Bricault foram adicionados à jurisdição de Senneterre.

Referências

  1. Répertoire des municipalités : Ville de Senneterre (La Vallée-de-l'Or) Arquivado em 5 de junho de 2012, no Wayback Machine. sur le site des Affaires municipales, régions et occupation du territoire.
  2. a b «Senneterre (ville)» (em French). Commission de toponymie du Québec. Consultado em 13 de janeiro de 2011 
  3. «Senneterre (canton)» (em francês). Commission de toponymie du Québec. Consultado em 14 de janeiro de 2011