Senpai e kōhai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senpai)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Senpai (先辈) e kōhai (後輩) são formas de tratamento baseadas no status, decididos com base na idade, importância/cargo ou tempo ao qual o indivíduo pertence a uma organização. Senpai é aproximadamente equivalente ao conceito ocidental de “veterano” enquanto kōhai não possui uma tradução certa, mas de um modo geral tem um significado equivalente a “caloiro”, embora não implique uma relação tão forte quanto significa no Ocidente. (Observação: No japonês original a palavra é pronunciada sempai com "M", porém traduzida para o romaji o termo sofre alteração na escrita.)

Normalmente não há separação certa de idade entre um kōhai e um senpai. Mas alunos mais velhos que os do primeiro ano, porém anteriores aos do último, também usam este termo. Para alunos do último ano todos são kōhais.

Esta hierarquia pode continuar depois de saírem da escola, empresa ou organização. Isto é válido particularmente quando haja eventos para reuni-los, tais como a ida para outra escola, empresa, equipa ou simplesmente em momentos de lazer. Em ocasiões mais raras, uma pessoa mais jovem também pode ser considerada senpai de uma pessoa mais velha, caso a pessoa mais velha tenha entrado depois do mais novo em qualquer organização.

Num clube de desporto ou artes marciais japonesas, como numa academia de kendō ou uma equipa de baseball, é esperado do kōhai a execução de tarefas domésticas para o clube como lavar roupas e limpar equipamentos. Mais do que uma simples divisão de respeito, esta relação estabelece obrigações mútuas. Do kōhai espera-se o respeito ao seu senpai, enquanto do senpai se espera que este seja um exemplo para o kōhai. Senpai não é a pessoa que ensina, doutrina ou que guia os kōhais, pois este é o papel de um Sensei. A obrigação de senpai é muito difícil, pois além de coordenar tarefas mais complexas e com mais responsabilidades do que as do kōhai, o senpai deve ser um exemplo em todos os aspectos possíveis, para mostrar aos kōhais qual a postura que deve ser adotada. O senpai deve possuir habilidades técnicas e de postura que inspirem seus kōhais a fazer o mesmo.

Ver também[editar | editar código-fonte]