Saltar para o conteúdo

Sertanejo universitário: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
que as informações tem que ser atualizadas
Linha 16: Linha 16:


== Atualmente ==
== Atualmente ==
O sertanejo universitário encontrou nos jovens, a busca do seu crescimento, trazendo um enfoque em músicas que falam de amor e baladas. Hoje, novos cantores vão surgindo ou outros adotam o estilo e a cada dia o gênero vai se popularizando mais, exemplos são [[Michel Teló]] com o hit que virou febre internacional,[[Ai,_Se_eu_te_Pego|Ai se eu te pego]] , [[Gusttavo Lima]] com [[Balada (canção)|Balada Boa]]'', [[Jorge & Mateus]] com o hit [[Amo Noite e Dia]] , [[João Lucas & Marcelo]] com seu ''[[Eu quero tchu, Eu quero tcha]]'', [[João Neto & Frederico]] com ''[[Lê Lê Lê]]'' Luan Santana com "[[Sogrão Caprichou]]" , 'Thaeme & Tiago (Hoje não)' , Munhoz e Mariano '(Camaro amarelo)' (isso é do ano retrasado ou do ano passado)''
O sertanejo universitário encontrou nos jovens, a busca do seu crescimento, trazendo um enfoque em músicas que falam de amor e baladas. Hoje, novos cantores vão surgindo ou outros adotam o estilo e a cada dia o gênero vai se popularizando mais, exemplos são [[Michel Teló]] com o hit que virou febre internacional,[[Ai,_Se_eu_te_Pego|Ai se eu te pego]] , [[Gusttavo Lima]] com [[Balada (canção)|Balada Boa]]'', [[Jorge & Mateus]] com o hit [[Amo Noite e Dia]] , [[João Lucas & Marcelo]] com seu ''[[Eu quero tchu, Eu quero tcha]]'', [[João Neto & Frederico]] com ''[[Lê Lê Lê]]'' Luan Santana com Ce topa , 'Thaeme & Tiago (Cafajeste)' , Munhoz e Mariano '(Copo na Mão).''


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 00h23min de 23 de maio de 2014

Sertanejo universitário provém de uma mistura da música sertaneja, e do segmento Freestyle do Funk Carioca. No movimento sertanejo, o segmento é conhecido como sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário".[1] Em vez dos tradicionais acordeões e violões, sintetizadores e guitarras elétricas começaram a ser usadas com mais frequência nesse estilo de música. Esta variação se diferencia do sertanejo por ter mais elementos do pop, e linguagem voltada ao público mais jovem se comparada com demais movimentos do gênero.

Origem

Uma explicação de ampla aceitação sobre a origem desse movimento sertanejo, é de cunho social. A partir da década de 90, muitos jovens oriundos de regiões interioranas dos estados ingressaram nas universidades.[carece de fontes?]

Estilo do sertanejo universitário

Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o sertanejo romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo raiz).

A interação entre o interior, e a metrópole no âmbito acadêmico, foi essencial para o surgimento a este estilo próprio que hoje conhecemos por Sertanejo Universitário. Como violas e violões, disseminaram nos campus e repúblicas a velha música sertaneja de raiz com o passar dos tempos foi associando ao violão e à viola, instrumentos modernos como guitarras, baixos, bateria, metais e instrumentos de percussão.

O resultado inicial disso foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos foram se distanciando do movimento anterior, e adquirindo identidade própria. Neste cenário novo, as influências musicais dos jovens do interior também foi gradativamente se misturando com outros estilos, em especial o Pop, o arrocha e o Funk Carioca, estilos geralmente predominantes nas festas promovidas pelos jovens acadêmicos.

Embalado pelo grande apelo popular entre jovens dos gêneros associados, o novo segmento ganhou grande espaço na mídia. Letras e músicas simples, batidas dançantes, e refrões de fácil memorização automática, gerou um grande "boom" no estilo, fazendo com que saísse do restrito âmbito universitário, e tomasse de assalto as rádios e festas de todo país. A repercussão e sucesso do gênero faz com que a cada dia surjam novas duplas e conjuntos sertanejos.

Uma explícita característica desse estilo são os solos feitos nos violões que originalmente eram feitos em guitarras. Isso só reforça a associação dos velhos instrumentos aos modernos.

Atualmente

O sertanejo universitário encontrou nos jovens, a busca do seu crescimento, trazendo um enfoque em músicas que falam de amor e baladas. Hoje, novos cantores vão surgindo ou outros adotam o estilo e a cada dia o gênero vai se popularizando mais, exemplos são Michel Teló com o hit que virou febre internacional,Ai se eu te pego , Gusttavo Lima com Balada Boa, Jorge & Mateus com o hit Amo Noite e Dia , João Lucas & Marcelo com seu Eu quero tchu, Eu quero tcha, João Neto & Frederico com Lê Lê Lê Luan Santana com Ce topa , 'Thaeme & Tiago (Cafajeste)' , Munhoz e Mariano '(Copo na Mão).

Referências

  1. «Melhores músicas do sertanejo Universitário». quartouniversitario.com. Consultado em 16 de julho de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.