Severino Araújo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Severino Araújo de Oliveira (Limoeiro, 23 de abril de 1917Rio de Janeiro, 3 de agosto de 2012) foi um músico, compositor, maestro e clarinetista brasileiro. Foi regente da Orquestra Tabajara, que assumiu com 21 anos de idade.

Um dos pioneiros na fusão de elementos do jazz e do choro na música brasileira, Severino Araújo começou a estudar com o pai aos seis anos, em 1923; aos doze anos fez seu primeiro arranjo, para uma banda dirigida por seu pai, José Severino de Araújo, e aos dezesseis já escrevia sucessos de carnaval. Em 1936 foi para a Banda da Polícia Militar da Paraíba como primeiro clarinetista e a partir daí começou sua vida profissional.

Pouco tempo após chegar a João Pessoa, Severino Araújo foi chamado para atuar na Orquestra Tabajara, cuja regência assumiu em 1938, permanecendo na liderança do grupo até o ano de 2006, quando passou o cargo a seu irmão Jayme Araújo, saxofonista e flautista.

Como compositor, Severino Araújo é autor de alguns clássicos do choro, como Espinha de Bacalhau e Chorinho Pra Você.

Morte

Severino Araújo morreu no dia 3 de Agosto de 2012, aos 95 anos, de falência múltipla dos órgãos ocorrida em decorrência de uma infecção urinária[1].

Ver também

Referências

  1. «Morre no Rio o maestro Severino Araújo, da Orquestra Tabajara». G1. 3 de agosto de 2012. Consultado em 3 de agosto de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um maestro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.