Silo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Silos graneleiros na Austrália Meridional.
Silos no México

Silo é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados.(Soares et al., 2000, p. 5699).

A dimensão e as características técnicas de um silo dependem da finalidade a que se destina, propiciando principalmente:

  • A manutenção da qualidade do produto armazenado;
  • A facilidade de enchimento e esvaziamento do silo.

Os silos destinados ao armazenamento de grãos são conhecidos como silos graneleiros, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração. Já os silos destinados ao armazenamento de silagem tem como característica principal a manutenção de um ambiente anaeróbico.

Os silos graneleiros sss podem estar situados nas fazendas, nos portos, em empresas cerealistas, geralmente em locais de fácil acesso junto a cidades, rodovias, ferrovias ou hidrovias.

Os silos para armazenar a Biomassa tem como principal preocupação deixar a biomassa seca, protegendo contra a chuva, umidade que o solo pode trazer, entre outros. Alguns cuidados são necessários na hora de instalar um silo para biomassa, é necessário que o local seja ventilado, e de fácil drenagem da água em casos de chuva ou limpeza.[1] .


Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Silo

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Silos para armazenagem da Biomassa.Lippel. Página visitada em 7 de dezembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.