Simeão Metafrasta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Simeão Logóteta)
Simeão Metafrasta
Ícone russo.

Simeão Metafrasta[1] (ou Simão), também chamado de Leão Gramático (em latim: Leo Grammaticus) e Simeão Logóteta (cargo bizantino), foi o autor de um sinaxário (um menológio - coleção de pequenas hagiografias) medieval em grego, em 10 volumes. Ele viveu na segunda metade do século X e pouco se sabe sobre a sua vida. A Igreja Ortodoxa o honra como um santo, comemorado no dia 9 de novembro.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Metafrasta foi o mais renomado entre os hagiógrafos bizantinos. Os acadêmicos se dividiram no passado sobre o período em que ele teria vivido, com datas variando entre o século IX e o XIV sugeridas. Atualmente, é geralmente aceita a segunda metade do século X como sendo a mais correta.

Ainda mais divergências existiram sobre as vidas dos santos que foram escritas por ele e, novamente, a solução do problema foi estudar a composição dos grandes menológios gregos. O Menológio de Metafrasta é uma coleção de biografias de santos para os doze meses do ano, facilmente reconhecível entre coleções análogas, e composta por aproximadamente 150 seções diferentes, algumas das quais retiradas de coleções mais antigas enquanto que outras foram adicionadas posteriormente.[2]

Entre outras obras atribuídas a ele (sem nenhuma certeza) estão a "Crônica", uma coleção canônica, algumas cartas e poemas, e outras obras de importância menor. A grande popularidade de Simeão deve-se ao Menológio.

Referências

  1. Giordani 1968, p. 197.
  2. "Symeon Metaphrastes" na edição de 1913 da Enciclopédia Católica (em inglês). Em domínio público.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Giordani, Mário Curtis (1968). História do Império Bizantino. [S.l.]: Ed. Vozes 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]