Singapura (estado da Malásia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Negeri Singapura
Estado de Singapura

Estado da Malásia

Flag of Singapore.svg
1963 – 1965 Flag of Singapore.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Estado de Singapura
Singapura em relação a Malásia Peninsular
Continente Ásia
Região Sudeste Asiático
País Malásia
Capital Singapura
1° 22' N 103° 48' E
Governo Não especificado
Yang di-Pertua Negeri
 • 1963–1965 Yusof Ishak
Primeiro-Ministro
 • 1963–1965 Lee Kuan Yew
História
 • 16 de setembro de 1963 Singapura junta-se à Federação
 • 9 de agosto de 1965 Singapura declara independência

Singapura foi um dos 14 estados da Malásia de 1963 a 1965. Tornou-se parte da Malásia no dia 16 de setembro de 1963; uma nova entidade política formada a partir da fusão da Federação Malaia com Bornéu do Norte, Sarawak e Singapura. Isto marcou o fim de um período de 144 anos de domínio britânico em Singapura, iniciado com a fundação da moderna Singapura por Sir Stamford Raffles em 1819.

A união, no entanto, foi instável devido à desconfiança e diferenças ideológicas entre os líderes do Estado de Singapura e o governo federal da Malásia. Tais questões resultaram em desentendimentos frequentes relativos à economia, finanças e política. A Organização Nacional de Malaios Unidos (ONMU), que era o partido político no poder no Governo Federal, via a participação do Partido de Ação Popular baseado em Singapura na eleição geral malaia de 1964 como uma ameaça ao seu sistema político com base nos malaios. Também ocorreram grandes tumultos raciais naquele ano envolvendo a comunidade majoritariamente chinesa e a comunidade malaia em Singapura. Durante uma eleição pelos singapurianos em 1965, a ONMU lançou o seu apoio ao candidato da oposição Barisan Sosialis. Em 1965, o primeiro-ministro malaio Tunku Abdul Rahman decidiu pela expulsão de Singapura da Federação, levando à independência de Singapura em 9 de agosto de 1965. [1]

Referências

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]