Sistema horário catalão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O sistema horário catalão, também chamado de sistema do campanário[1], é a maneira tradicional de indicar a hora em catalão e é exclusivo dessa língua.[2] Nesse sistema, o horário é indicado com base em frações de um quarto e de meio quarto de hora.

Assim, por exemplo, para expressar 10:15, se diz "son un quart d'onze" ("são um quarto das onze"); 12:30 é "dos quarts d'una" ("dois quartos da uma") e 19:52 são "tres quarts i set minuts de vuit" ("três quartos e sete minutos das oito"). Portanto, as frações horárias correspondem à hora já iniciada, já que a hora cheia marcada pelo relógio indica o final do período, e a ordem seguida na frase é sempre "quartos + minutos + hora posterior à atual".

A origem desse sistema está nos primeiros relógios mecânicos, que indicavam as horas e os quartos com badaladas, emitindo um aviso sonoro a cada quarto de hora (primeiro quarto, segundo quarto, terceiro quarto) e finalmente na hora cheia. Assim, dizia-se, por exemplo, que haviam "soado os três quartos" de determinada hora.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Antolí Martínez, Jordi M. «L'expressió de l'hora en català abans de Pompeu Fabra (s. XIV-XIX). Contrast entre el discurs normatiu i l'ús de la llengua» (PDF). Universitat Rovira i Virgili (em catalão). Consultado em 11 de janeiro de 2024 
  2. Torres i Vilatarsana, Marta (2001). «L'expressió de les hores en català: anàlisi contrastiva» (PDF). Caplletra. Revista Internacional de Filologia (em catalão) (30). ISSN 0214-8188. Consultado em 11 de janeiro de 2024