Smoke City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Smoke City
Informação geral
Origem Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Acid Jazz
Trip hop

Smoke City é uma banda inglesa que pratica um som entre o acid jazz e o trip hop, para além de ter ido buscar muitas influências à música brasileira, essencialmente ao samba e ao bossa nova. Ficaram conhecidos pelo single “Underwater Love”, que foi das músicas mais escutadas do ano de 1996 aquando da sua utilização num anúncio televisivo para a marca Levi’s[1] .

Em 1997 lançaram o seu primeiro álbum, Flying Away, que incluía, para além de “Underwater Love” outras músicas que se vieram a revelar pequenos sucessos comerciais, como “Mr. Gorgeous” e “Águas de Março (Joga Bossa Mix)”.

Flying Away foi um álbum eclético, que venceu no circuito comercial à custa dos seus singles fortes (essencialmente o sucesso que “Underwater Love” obteve com os anúncios publicitários, tornando-se um dos sons do Verão de 1996) e da sensualidade da voz da vocalista brasileira Nina Miranda. Apesar da difícil categorização é quase sempre referido nas listas dos álbuns marcantes do trip hop (a música de Bristol que, depois dos lançamentos de álbuns de Massive Attack, Portishead e Tricky, estava então no seu auge), embora ao utilizar frequentemente as sonoridades exóticas do bossa nova se afaste um pouco dos cenários urbanos típicos deste estilo musical.

Heroes of Nature foi lançado em 2001 mas sem sucesso praticamente nenhum. Ignorado pela crítica e pelo público, tornou-se uma espécie de “álbum fantasma” cuja existência ainda hoje muitos apreciadores de Flying Away desconhecem.

Membros[editar | editar código-fonte]

Foto do grupo: [1]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Flying Away (1997)
  • Heroes of Nature (2001)

Referências

  1. Adonay Ariza. Eletronic samba: a música brasileira no contexto das tendências internacionais. [S.l.]: Annablume, 2006. 9788574196039