Spencer (vestimenta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Spencer é um casaco muito curto, que fica acima da cintura, surgido na Inglaterra nos anos de 1790.

Originalmente, ele era um fraque de e, em sua forma mais autêntica, teria sido decorado com medalhas militares. Spencer foi nomeado a partir de seu criador, George Spencer, 2º Conde Spencer (1758-1834). Há rumores de que o conde, frustrado porque as caudas de sua vestimenta ficava presa em arbustos (do tipo das framboesas), rasgou-a durante uma caça. Uma outra história, porém, conta que um incêndio queimou as caudas. De qualquer maneira, ele originou inconscientemente uma nova moda.

O casaco foi logo adotado pela moda feminina nos dois lados do Atlântico, durante o período de estilo regência, que data de 1790 até 1820. A moda voltou nos anos 20, mas somente entre as mulheres.

O uso do termo Spencer continuou no século XIX para significar, de forma mais geral, qualquer tipo de jaqueta ou casaco curto. Na Austrália, entretanto, o termo é usado para se referir a uma cueca termal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.