Spencer House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spencer House nos dias de hoje.

Spencer House é o único palacete londrino privado do século XVIII que permaneceu intacto após as ações do tempo e os bombardeios sofridos pela cidade durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Situa-se perto do Palácio de St. James, do Palácio de Buckingham e do Palácio de Westminster.

História[editar | editar código-fonte]

Localizada no coração de St. James, Spencer House foi construída entre 1756 a 1766 para John Spencer, 1º Conde Spencer, um ancestral da falecida Diana, Princesa de Gales, para mostrar a posição e status de sua nobre família. O arquiteto escolhido foi John Vardy, que estudou com William Kent. Vardy foi responsável pelas fachadas da mansão.

Em 1758, o arquiteto James "Ateniense" Stuart (1713-1788), que estudou a arquitetura grega de Arcádia, substituiu Vardy e criou detalhes autenticamente gregos no interior da casa, fazendo da mansão um dos primeiros exemplos do estilo neoclássico em Londres, que viria a se espalhar pelo país.

Residência dos seguintes Condes e Condessas Spencer, o palacete recebeu muitas figuras da alta sociedade inglesa, e suas peças serviram como teatro para seus cortejos. A família Spencer viveu na mansão até o ano de 1895, quando a casa foi deixada. Eles retornaram, mas por pouco tempo, na primeira metade do século XX. Com o blitz da Segunda Guerra Mundial, muitos tesouros da mansão, como móveis, portas e inclusive lareiras, foram levados até Althorp, a propriedade de campo da família.

No fim do século XX, Spencer House foi restaurada pelo novo cuidador-locador, Jacob Rothschild, 4° Barão Rothschild, que possui igualmente a Apsley House. Spencer House é aberta ao público para visita nos domingos, mas tours privados não podem ser feitos em janeiro e em agosto. O Barão Rothschild utiliza raramente a mansão como local de eventos para a alta sociedade. A casa ainda pertence legalmente ao Conde Spencer, mas está arrendada por tempo indeterminado e aos cuidados do Barão Rothschild. A falecida Lady Diana, Princesa de Gales, esteve muitas vezes hospedada na casa.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website oficial de Spencer House(em inglês)