Sport Club Nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nacional
Nome Sport Club Nacional
Fundação 7 de agosto de 1909
Extinção 1912
Localização Porto Alegre (RS),  Brasil
Competição Rio Grande do Sul Extinto
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Sport Club Nacional foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Suas cores eram o preto e o branco. Foi extinto em 1912.

História[editar | editar código-fonte]

O Nacional foi fundado no dia 7 de agosto de 1909, no Bairro Partenon. A primeira diretoria do Nacional estava assim estabelecida:

  • Presidente: José Luiz Fagundes
  • Vice-presidente: Euclides Maciel
  • Secretário: Arlindo Ramos
  • Tesoureiro: Henrique Desjardins

O clube foi um dos fundadores da Liga Porto Alegrense de Foot-Ball (LPAF) em 1910, juntamente com 7 de Setembro, Grêmio, Internacional, Militar, Fussball e Frisch Auf.

No ano de 1912, o Nacional entrou para a história do futebol gaúcho, ao sofrer as maiores goleadas aplicadas pelos dois principais clubes de Porto Alegre: o Grêmio e o Internacional. No dia 11 de agosto, pelo Campeonato Citadino de Porto Alegre, o Nacional foi derrotado pelo Internacional pelo placar de 16 a 0. Dias depois, em 25 de agosto, o Nacional perdeu para o Grêmio pelo escore de 23 a 0.

O Nacional encerrou suas atividades ao final do ano de 1912.

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.