Sport Clube Escolar Bombarralense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bombarralense
Bombarralense.gif
Nome Sport Clube Escolar Bombarralense
Alcunhas SCEB
Fundação 05 de outubro de 1911 (107 anos)
Estádio Estádio Municipal do Bombarral
Capacidade 1.800
Localização Bombarral, Portugal Portugal
Presidente Jorge Filipe Silva
Treinador Carlos Reis
Patrocinador Sicasal, Liberty Seguros
Website www.sceb.pt
editar

O Sport Clube Escolar Bombarralense é um clube português, localizado na vila de Bombarral, concelho e distrito de Leiria.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado a 5 de outubro de 1911, na sequência de um episódio entre associados do então Centro Esoclar Republicano João Chagas que levou à necessidade da fundação de um clube desportivo por vários impulsionadores ligados a diversas modalidades desportivas, como o futebol e o ciclismo. A história do Sport Clube Escolar Bombarralense confunde-se não raras vezes com a própria história do desporto escolar em Portugal.

O clube é um dos clubes fundadores da Associação de Futebol de Leiria, e o seu actual presidente é Jorge Filipe Silva. O clube conta com 30 presenças na Taça de Portugal (com destaque para a recepção ao Sport Lisboa e Benfica, a 23 Novembro de 1986, com vitória do clube lisboeta por 3-0)[3] e vários títulos, entre eles 3 vitórias na divisão de Honra de Leiria. Na época de 2010-2011 a equipa de seniores disputou o campeonato nacional da 3ª divisão, série E após de na época de 2009-2010 ter disputado o Campeonato da Divisão de Honra de Leiria. Na época 2013-14 a equipa disputou a 1ª divisão distrital de Leiria.

O contributo do Sport Clube Escolar Bombarralense para o espectro desportivo em Portugal é também evidente na modalidade do ciclismo. Clube com grande tradição velocipédica, o SCEB conta com um Palmarés invejável nesta modalidade, de onde se destacam nomes maiores do pelotão nacional, tais como José Pereira da Conceição, António Mil-Homens, Rogério Santos, Lima Fernandes, Joaquim Sousa Santos ou, já mais recentemente, Nuno Ribeiro, Cândido Barbosa, Pedro Lopes e Sérgio Paulinho.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Estádio[editar | editar código-fonte]

A equipa disputa os seus jogos em casa no Estádio Municipal de Bombarral.

Marca do equipamento e patrocínio[editar | editar código-fonte]

A equipa de Futebol enverga equipamento da marca Agil Sport e tem o patrocínio de Vepeliberica, Roca e Intermaché.

Classificações[editar | editar código-fonte]

Escalão 00/01 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08 08/09
Liga Zon Sagres - - - - - - - - -
Liga Orangina - - - - - - - -
II Divisão - - - - - - - - -
III Divisão - - - - - - - - -
1º Escalão Dist. - Campeão - - - Campeão - - -
2º Escalão Dist. - - - - - - - - -
3º Escalão Dist. - - - - - - - - -

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Historial[editar | editar código-fonte]

O ciclismo é parte integrante do clube desde a sua fundação, com, de resto, é evidente no próprio emblema do clube. Por esta casa correram nomes incontornáveis do ciclismo em Portugal, como como José Pereira da Conceição, António Mil-Homens, Rogério Santos, Lima Fernandes, Joaquim Sousa Santos ou, já mais recentemente, Nuno Ribeiro, Cândido Barbosa, Pedro Lopes e Sérgio Paulinho, que representaram o Bombarralense ao longo dos 106 anos da sua existência.

Sicasal-Liberty-Bombarralense (Júniores)[editar | editar código-fonte]

No sentido de dar continuidade à tradição velocipédica do Clube, a seccção de ciclismo do Sport Clube Escolar Bombarralense aposta, atualmente, na formação de Júniores com a equipa Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense, que em 2016 fez uma época ao mais alto nível, conquistando mais de 35 troféus, 25 Pódios Coletivos, 23 Pódios Individuais, quase uma centena de Top10 e um honroso 2º lugar no Ranking Nacional por Equipas. Destacando as vitórias na 4ª e 5ª provas da Taça de Portugal. Em 2017, Francisco Duarte sagrou-se Campeão Nacional de Pista e arrecadou a Taça de Portugal Pista, no escalão Júnior.[4]

Caso tenha uma empresa com interesses em divulgar uma marca e aproveitando o Estatuto de entidade Publica. Poderá contactar por mail a sua seção ciclismo.bombarralense@gmail.com

Circuito Guilherme Silva[editar | editar código-fonte]

Desde 2015, a secção de Ciclismo do Bombarralense organiza, com a colaboração da Associação de Ciclismo de Lisboa e a Federação Portuguesa de ciclismo, o Circuito "Prémio Guilherme Silva", assim intitulada em homenagem ao corredor do clube que tragicamente perdeu a vida enquanto treinava com as cores do Bombarralense. O Circuito Guilherme Silva conta já com tres edições.[5] e duas no que diz respeito ao circuito de Elites e Sub 23, circuito conhecido por Pera Rocha Liberty Seguros.

Referências

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.