Stanley Turrentine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stanley Turrentine
Stanley Turrentine
Informação geral
Nome completo Stanley William Turrentine
Nascimento 5 de abril de 1934
País  Estados Unidos
Morte 12 de setembro de 2000 (66 anos)
Gênero(s) Jazz
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Saxofone

Stanley William Turrentine (5 de Abril 1934 – 12 de setembro 2000) foi um saxofonista de jazz norte-americano.[1][2]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Turrentine nasceu em Pittsburgh Colina do distrito em uma família musical. Seu pai, Thomas Turrentine, Sr., foi um saxofonista com Sultans Al Cooper Savoy, sua mãe tocava piano stride, e seu irmão mais velho Tommy Turrentine também se tornou um trompetista profissional. [2]

Ele começou sua carreira prolífica com bandas de blues e rhythm and blues, e foi a primeira grandemente influenciado por Illinois Jacquet. Na década de 1950, ele passou a jogar com os grupos de Lowell Fulson, Earl Bostic, e na virada da década, Max Roach.

Casou-se com a organista Shirley Scott, em 1960, e os dois freqüentemente tocaram e gravaram juntos. Na década de 1960, começou a trabalhar com o organista Jimmy Smith, e fez gravações de jazz alma tanto com Smith e como um líder.

Na década de 1970, depois de sua separação profissional e divórcio de Scott, Turrentine virou-se para a fusão de jazz e assinado para a etiqueta Creed Taylor CTI. Seu primeiro álbum pela CTI, "Sugar" provou um de seus maiores sucessos e uma gravação seminal para a etiqueta. Ele trabalhou com Freddie Hubbard, Milt Jackson, James Bob, Richard Tee, Muhammad Idris, Ron Carter, e Eric Gale, para citar alguns. Ele retornou ao jazz soul nos anos 1980 e 1990.

Turrentine viveu em Ft. Washington, Maryland partir do início dos anos 90 até sua morte. Ele morreu de um derrame, em Nova York em 12 de setembro de 2000 e está enterrado no Cemitério de Allegheny Pittsburgh [3].

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.