Sternbergia clusiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSternbergia clusiana
Um exemplar da especie nas Colinas de Golã

Um exemplar da especie nas Colinas de Golã
Classificação científica
Reino: Plantae
Classe: Angiosperma
Ordem: Asparagales
Família: Amaryllidaceae
Género: Sternbergia
Espécie: S. clusiana
Nome trinomial
Sternbergia clusiana
(Ker Gawl.) Ker Gawl. ex Spreng.[1]
Sinónimos
S. grandiflora Boiss. ex Baker
S. latifolia Boiss. & Hausskn. ex Baker
S. macrantha (J.Gay) J.Gay ex Baker
S. sparffiordiana Dinsm.
S. stipitata Boiss. & Hausskn. em PEBoissier[1]

Sternbergia clusiana é uma planta bulbosa com flor da família Amaryllidaceae, subfamília Amaryllidoideae,[2] que às vezes é usada como uma planta ornamental. Tem flores amarelo-esverdeadas que aparecem no outono.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Sternbergia clusiana é encontrada entre a Turquia e o Irã e para o sul para a Israel e Jordânia.[1] Ela cresce em áreas secas de pedra, incluindo campos. As flores amarelo-esverdeadas são produzidas no final do outono (outubro a novembro, em seu habitat natural). Elas são as maiores flores do gênero, com tépala possui até 7 cm mais um tubo um pouco mais curto. As folhas verde-cinza, que tem de 8–16 mm de largura, aparecem depois das flores, no inverno ou no início da primavera.[3]

Cultivo[editar | editar código-fonte]

Sternbergia clusiana não possui um hardy confiável em países sujeitos a geadas e, é recomendado para a cultura, sob a proteção de pelo menos uma estufa fria ou quadro. É propagada por divisão de bulbo.[3]

Referências

  1. a b c World Checklist of Selected Plant Families (em inglês) The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew [S.l.] Consultado em 09 de dezembro de 2012.  Pesquise por "Sternbergia clusiana"
  2. Stevens, P.F. (2001). Angiosperm Phylogeny Website: Asparagales: Amaryllidoideae (em inglês) [S.l.: s.n.] Consultado em 09 de dezembro de 2012. 
  3. a b Mathew, Brian (1987). The Smaller Bulbs (em inglês) (Londres: B.T. Batsford). p. 157–158. ISBN 978-0-7134-4922-8. 
Ícone de esboço Este artigo sobre monocotiledóneas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.