Sturlungaöld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um islandês se submetendo a ordens do rei norueguês.

A Sturlungaöld (em islandês) ou era de Sturlung foi um período de cerca de 43 anos de lutas internas no século XIII na Islândia. Este foi, provavelmente, o período mais violento e sangrento da história do país. Esse período foi documentado por meio da Saga de Sturlung.

Este período é marcado pelo conflito entre poderosos caciques, goðar, que juntaram seguidores e entraram em guerra. O nome deste período vem da família Sturlungar, o clã familiar mais poderosos da Islândia na época. No fim deste período a Comunidade Islandesa deixou de existir e o país se tornou colônia da Noruega.

Os historiadores atribuem ao ano de 1220 o início da era dos Sturlung, apesar de alguns acharem que o conflito começou alguns anos antes na batalha de Víðines. O poder do país estava consolidado no domínio de alguns clãs familiares - os Haukdælir, de Árnesþing; os Oddaverjar, de Rangárþing; os Ásbirningar, de Skagafjörður; os Vatnsfirðingar de Ísafjörður; os Svínfellingar de Eastfjords e os Sturlungar, de Hvammur em Dalir.[1]

Neste período o rei Haakon IV da Noruega estava tentando estender sua influência na Islândia. Muitos chefes islandeses se tornaram seus seguidores - com destaque para Gissur Thorvaldsson - e faziam diversos favores para o rei; em troca recebiam presentes, seguidores e status de respeito. Consequentemente, os maiores chefes islandeses estavam submetidos ao poder do rei norueguês, de uma forma ou de outra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Karlsson, Gunnar (2000). «Fristatens sista tid». Islands historia i korta drag (em sueco). Reiquiavique: Forlagið. p. 16. 79 páginas. ISBN 978-9979-3-3156-8 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Íslensk miðaldasaga (volume II), Björn Þorsteinsson, Sögufélagið (Reykjavík), 1980.
  • Medieval Iceland. Society, Sagas, and Power, Jesse L. Byock, University of California Press, 1990.
  • "Frá þjóðveldi til konungsríkis" in Saga Íslands II, Gunnar Karlsson, Sigurður Líndal (editore), Hið íslenzka bókmenntafélag, Sögufélagið (Reykjavík), 1975.
  • "Goðar og bændur" in Saga X (pagine 5-57), Sögufélagið (Reykjavík), 1972.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Islândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.