Sulien

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

São Sulien, Sulian, ou Silin foi um suposto abade do século VI, fundador de um mosteiro em Luxulyan, na Cornualha. Sua festa é 29 de julho.

Ali, foi provavelmente algum de outros santos celtas cristãos com o mesmo nome (ou similar), e uma variante disso é também usada, como um pseudônimo de São Tisílio (ver abaixo).

Etymologia[editar | editar código-fonte]

Sulien é uma variante galesa de um nome dito ser "Julian", mas foi interpretado como sendo derivado do galês sul, que significa "sol" + geni, que significa "nascido", sendo então Sulien o nome de uma deidade solar celta.[1]

Outros São Suliens[editar | editar código-fonte]

Há uma certa confusão entre diferentes lendas de santos celtas com o nome Sulien (em uma variedade de pronúncias). Os três mais frequentemente encontrados são:

Os dois primeiros, que se originam de estados celtas, de modo geral, em contexto histórico similar, devem ser a mesma pessoa. Contudo, o fato que separa os dias festivos que têm sido atribuído a eles na Antiguidade é uma forte evidência que eles são pessoas diferentes, e que eles foram de fato, três santos celtas diferentes com o mesmo nome (ou similar).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Doble, G. H. (1970) The Saints of Cornwall: part 5. Truro: Dean and Chapter, 1970, pp. 104-126

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • "Saint Sulian: founder of Luxulyan church (?)" in: G. H. Doble, The Saints of Cornwall; part 5: Saints of Mid-Cornwall. Truro: Dean and Chapter, 1970, pp. 104–126