Sumário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sumário pode se referir a um resumo contendo os principais aspectos de outro texto, ou, alternativamente, à lista hierarquizada dos assuntos abordados em uma obra.[1]

No sentido de resumo, é por vezes chamado sinopse[2] , uma versão encurtada de um texto original. O principal propósito de tal simplificação é entender os principais pontos do texto original, filme ou evento, que usualmente são extensos, e portanto permitir a outrem compreender a essência da fonte em um período menor de tempo. Normalmente traz em seu início o título, nome do autor, tipo de texto e sua ideia principal. Tem uma estrutura claramente organizada, de construção lógica, cronológica e determinada. Em contraste com um resumo (em sentido estrito) ou uma revisão, um sumário não contém interpretação e nem opinião. Apenas a opinião do escritor original é refletida – parafraseada com palavras novas sem citações do texto original.

No sentido de lista de matérias, trata-se da “enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede” (ABNT-NBR 6027). Em regra, o título de cada seção deve utilizar a mesma fonte em que aparece no texto, mas se podem fazer as adequações à diagramação, mantidas as proporções. A indicação das páginas localiza-se à direita de cada seção.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.