Saltar para o conteúdo

Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Nuno Raimundo (discussãocontribs)

O artigo Bahrein precisa urgentemente da intervenção de uma autoridade. Como demonstrado na respectiva página de discussão, o seu título viola claramente a convenção de nomenclatura da Wikipédia.

Lendo as discussões anteriores, é notório que grande parte dos utilizadores é unânime em considerar que o título do artigo deve ser movido para "Barém", pois é a forma portuguesa histórica (preferencial segundo a convenção de nomenclatura) e é também a forma estabelecida tanto pela Academia Brasileira de Letras, como pela Academia das Ciências de Lisboa.

A única pessoa que neste momento se opõe obstinadamente e totalitariamente à moção e impede qualquer alteração nesse sentido é a utilizadora JMGM que, sem conseguir apresentar argumentos válidos para a sua posição, frequentemente recorre a modos impróprios para desprezar os argumentos dos outros.

Solicito a intervenção de um moderador que possa, com a sua autoridade, apelar ao bom-senso de JMGM e que viabilize a moção deste artigo e o melhoramento da Wikipédia.

Obrigado,

Nuno R.

Nuno Raimundo (discussãocontribs)

(Acresce ainda que a única fonte apontada para a grafia Bahrein, no artigo, refere a "6.ª edição" do Dicionário Aurélio; ora, segundo o sítio oficial do mesmo, a mais recente edição, de 2010, é a 5.ª!)

Nuno Raimundo (discussãocontribs)

Passou uma semana e ainda não houve qualquer resposta a esta questão por parte de um administrador da Wikipédia. Recordo que:

- a única fonte apresentada para a grafia "Bahrein" é forjada e inexistente.

- as únicas grafias atestadas em fontes credíveis portuguesas e brasileiras (vd. Vocabulários Ortográficos, Dicionários, Enciclopédias) apenas aceitam as grafias "Barém" (em Portugal) e "Barém/Bareine/Barein" (no Brasil).

- a convenção de nomenclatura da Wikipédia determina que se usem prioritariamente as formas históricas e os aportugesamentos que se baseiem em fontes lexicográficas, linguísticas e/ou académicas fiáveis ()

Responder a "Ainda o artigo "Bahrein""