Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Martinho Pereira Coutinho (discussãocontribs)

Gostaria de voltar a publicar um artiga, que foi eliminado por falta de fontes, sobre a filosofa Ana Luísa Janeira.

Como faço para o artigo ser validado por algum editor, antes de o publicar?

Jo Lorib (discussãocontribs)

Use sua página de testes, lá no alto da página, ao lado de seu nome, crie lá o artigo, adicionando as fontes e demais itens próprios da Wikipédia e peça para alguém olhar, pode fazer o pedido aqui.

Martinho Pereira Coutinho (discussãocontribs)

Boa tarde,


Já terminei o rascunho para o artigo da filósofa Ana Luísa Janeira, está na minha página de testes.

Gostaria, por favor, que validasse o teste. Foi um trabalho bastante demorado e sério.

Agradeço muita a ajuda!


Muito obrigado!

Jo Lorib (discussãocontribs)

Dei apenas uma vista rápida, depois vejo melhor, mas parece bom, tem muitas fontes, depois vou abrir todas. Mas algumas coisas já reparei que precisam de conserto, como a falta de ponto de vista neutro em alguns trechos, a falta de categoria, o uso de jargão e o uso de uns tópicos diferentes do padrão, como "configuração escolar, configuração familiar", era bom uma vista em WP:Livro de estilo e Ajuda:Tutorial/Edição. Reveja também os links externos para blogs wordpress, parece spam de links.

Martinho Pereira Coutinho (discussãocontribs)

Olá de novo, Jo Lorib,

Já alterei os títulos. Fico à espera do feedback final, para poder publicar.

Muito obrigado pela ajuda!

Jo Lorib (discussãocontribs)

indiquei sete pontos, alterou um.

Martinho Pereira Coutinho (discussãocontribs)

- Tentei sempre justificar as frases mais pessoais com referências;

- Não consigo perceber o que diz por "falta de categoria";

- Em relação ao uso de jargão, também não estou a conseguir identificar os temos que se refere;

- Os links estão a funcionar - tirando o da wordpress, que estou a tentar encontrar o válido.

Jo Lorib (discussãocontribs)

Vá a qualquer página de artigos da Wikipédia, role até o final, vai ver uma categoria. Peço que pelo menos abra os links que indiquei na mensagem anterior e de uma olhada, ´tem uma página de como deve parecer um artigo e um tutorial, o artigo que escreveu não prece com artigo da Wikipédia. Links para blogs são altamente desaconselhados, parece divulgação, simplesmente retire. Por enquanto é isso, aguarde que eu tenha tempo de ler aquele grande artigo e consultar as fontes, se algum colega quiser participar seria bem vindo.

Jo Lorib (discussãocontribs)

Hoje fui verificar as fontes presentes no seu artigo e bad news, a maioria é blog e publicações sem referências ou textos da própria autora, com destaque para um site chamado Triplov, notei também que além dos sites em Wordpress aos quais já tinha me referido colocou também uma infinidade de links externos entremeados ao texto para os mesmos sites e blogs. Assim o artigo não atende WP:V e parece divulgação, lamento mas terá que fazer uma reformulação completa se quiser inserir o artigo na Wikipédia. Agora só falta fazer uma verificação se o texto é original, se copiou de outro local e novamente bingo, algumas frases (não tudo) são copiadas e o google dá como fonte os blogs wordpress. Minha sugestão é que refaça tudo, não queira contar tudo, informe só o que tiver fontes fiáveis e independentes para referenciar, nunca copie nada de outros locais. Eu tinha grandes esperanças neste artigo mas infelizmente o mundo é assim.

Martinho Pereira Coutinho (discussãocontribs)

Boa tarde Jo,

Fiz este artigo com a própria da professora Ana Luísa Janeira, tivemos estes últimos meses a trabalhar em conjunto para criar uma página legado. Esta página é um desejo da própria filósofa.

Não plagiei absolutamente nada, caso queira posso comprovar o que digo, através de um texto assinado pela própria Ana Luísa.

A Triplov é um site de referência, bastante cotado em Portugal. Todos os artigos são escritos por outras pessoas, não sei o que se refere quando diz que foram escritos pela mesma. Pode sempre verificar.

Jo Lorib (discussãocontribs)
Jo Lorib (discussãocontribs)
Responder a "Ana Luísa Janeira"