TORCS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

TORCS (The Open Racing Car Simulator, em inglês, "O Simulador de Corrida de Veículos Aberto") é um jogo de código aberto em 3D, multiplataforma, com versões para Linux, FreeBSD, Mac OS X e Windows. Foi desenvolvido pelos programadores Eric Espié e Christophe Guionneau, mas o projeto de desenvolvimento atualmente é encabeçado por Bernhard Wymann[1] . Foi desenvolvido em C++ e é distribuído sob a licença GNU/GPL.

O jogo é distribuído por padrão com vários veículos e pistas divididas em três categorias: pistas asfaltadas, pistas ovais e pistas de chão batido. Pistas adicionais podem ser adquiridas e desenvolvidas por qualquer usuário[2] , bem como ser modificadas, assim como os veículos e suas propriedades.

História[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento do TORCS começou em 1997 por Eric Espié e Christophe Guionneau como um jogo em 2D chamado Racing Car Simulator (RCS) (em inglês, "Simulador de Corrida de Veículos". Foi influenciado e baseado no RARS (Robot Auto Racing Simulator, em inglês, Simulador de Corrida de Robôs). Quando Espié e Guionneau adquiriram uma placa gráfica 3Dfx para desenvolvimento, fizeram a primeira versão em 3D do simulador em OpenGL e o denominaram Open Racing Car sumulator (ORCS).

As primeiras versões não incluíam veículos motorizados. Quando o suporte a motores e áudio foi adicionado, o nome atual (TORCS) foi adotado. Posteriormente, Guionneau adicionou múltiplos ângulos de visão durante o jogo, além de ter desenvolvido o código gráfico e adicionado maior mapeamento de textura para dar mais detalhes para os veículos. Espié finalizou o código para publicação.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://torcs.sourceforge.net/index.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=30#c1_2
  2. http://usuarios.multimania.es/f1torcs/ Tutorial de desenvolvimento de pistas (em inglês)
  3. http://torcs.cvs.sourceforge.net/torcs/torcs/torcs/doc/history/history.txt?revision=1.1&view=markup História do projeto (em inglês)