Taça do Império

A Taça do Império foi uma competição não oficial de futebol organizada pelo Clube Desportivo Palhavã também conhecido por Sport Clube Império com o intuito de jogarem todos os clubes de Portugal. Nestes moldes, a competição foi disputada três vezes, em 1912, 1913 e 1918, tendo o Benfica ganho estas edições disputadas, e o clube promotor deste troféu particular extinguiu-se em 1929.[1]
Não confundir com a muito posterior Taça Império. O Estádio Nacional foi inaugurado a 10 de junho de 1944 com várias provas desportivas concluídas com o grande jogo entre os dois rivais da capital, o Sporting Clube de Portugal, Campeão Nacional em título, e o Sport Lisboa e Benfica, vencedor da Taça de Portugal.
Em disputa estavam duas Taças: a Taça Império, instituída pela Federação Portuguesa de Futebol e portanto competição oficial (foi uma espécie de primeira Supertaça do futebol português), e a Taça Estádio, troféu particular oferecido pelo Governo de Salazar para comemorar a ocasião. Os leões triunfaram por 3-2. Infelizmente, a competição Taça Império acabou por não ter tido continuidade nos anos seguintes como estava previsto devido a desinteresse dos clubes.
Vencedores[editar | editar código-fonte]
Taça Império:
Taça do Império:
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ «Taça de Portugal 1912–1918» (em inglês). RSSSF. Consultado em 4 de agosto de 2013