Tabanka Djaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tabanka Djaz
Informação geral
Origem Bissau
País Guiné-Bissau
Período em atividade 1988- Actualmente
Integrantes Micas Cabral, Jânio Barbosa, Juvenal Cabral, Mimito Lopes
Ex-integrantes Caló Barbosa, Dinho Silva

Tabanka Djaz é um dos mais conhecidos grupos musicais da Guiné-Bissau

Eles é trio amigos irmãos

.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tabanka era o nome do grupo formado em 1986 pelos três irmãos de Tony (Micas, Zé Carlos e Juvenal Cabral) e por Aguinaldo de Pina e Rui Silva.

O grupo Tabanka Djaz formou-se em 1988 e após uma digressão nos E.U.A. resolvem gravar o seu primeiro álbum, homónimo, que foi editado em Janeiro de 1990.[1]

O segundo disco, Indimigo, foi lançado em 1993. Em 1996 é lançado Sperança, que atinge o disco de platina e em 1997 são nomeados para os prémios de música Ngwomo Africa o equivalente aos Grammys no Continente Africano.[1]

Em 1999, a convite de Martinho da Vila, participam no projecto "Lusofonia" e consolidam o seu estatuto, em especial a nível de embaixadores do Gumbé, um ritmo musical oriundo da região de Bissau.

Em 27 de Maio de 2002 editam Sintimento no qual participam grandes músicos como Martinho da Vila, o guitarrista guineense Tony Dudu, entre outros, num álbum recheado de novas sonoridades. Para o vocalista Micas Cabral "era um grito de revolta" de uma banda que politizou as letras mas mantém as "declarações de amor".[2]

Uma semana após o lançamento, o quarto CD de originais recebeu o disco de prata (10.000 unidades vendidas). O disco foi apresentado na sua totalidade ao vivo na conhecida discoteca africana "B. Leza", em Lisboa.

A perda do teclista Caló Barbosa, ocorrida em 2006, a crise financeira que arrasou a indústria musical e o regresso a Angola, em 2008, do baterista Dinho Silva levaram a onze anos de silêncio.[3]

A música "Todos os sentidos" foi incluída na compilação Africa: 50 Years of Music - 1960 / 2010 - 50 ans d'indépendances.

O disco Depois do Silêncio, lançado em Dezembro de 2013, apresenta-se assim como a celebração de 25 anos de carreira do grupo. O single de apresentação chama-se ”Foi Assim”.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Título Ano de lançamento Formato Gênero
Depois Do Silêncio 2013 CD, Album Folk, World, & Country[4]
Sintimento 2002 CD, Album Folk, World, & Country
Sperança 1996 CD, Album Folk, World, & Country
Indimigo 1993 CD, Album Folk, World, & Country
Tabanka Djaz 1990 Vinyl, LP, Album Folk, World, & Country

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app kguitar.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.