Taedonggang (cerveja)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma garrafa pequena da cerveja Taedonggang vendida em um pub em Itaewon, na Coreia do Sul

Taedonggang é uma marca de cerveja norte-coreana produzida pela empresa estatal Taedonggang Brewing Company, sediada em Pyongyang. É a marca principal dentre outras 4 marcas produzidas pela mesma empresa,[1] sendo conhecida popularmente fora da Coreia do Norte como "Taedonggang Beer".

História[editar | editar código-fonte]

Em 2000, o governo norte-coreano decidiu adquirir uma cervejaria. Tendo naquele breve período relações positivas com o ocidente, por meio de contatos na Alemanha, o governo da Coreia do Norte conseguiu adquirir a totalidade da então intacta e ainda instalada fabrica de cerveja Ushers of Trowbridge, em Wiltshire na Inglaterra pelo valor de £1.5M por meio do negociador alemão Uwe Oehms.

Preocupados inicialmente com um possível uso para fabricação de armas químicas, Peter Ward, da compania cervejeira Thomas Hardy Brewing and Packaging decidiu continuar o negócio após ser convencido de que tal risco não existia, e então comprou a planta de fabricação e organizou uma equipe norte-coreana para viajar até Trowbridge para desmontá-la e prepara-la para o embarque.[2] Reinstalada e operacional desde 2002, a cervejaria utiliza sistemas computadorizados de produção e controle feitos na Alemanha.

A cerveja Taedonggang foi batizada em homenagem ao Rio Taedong, que corta o centro de Pyongyang.

Em 3 de julho de 2009, um comercial da cerveja foi transimido pela televisão estatal Korean Central Television em um raro ato, visto que raríssimas propagandas são passadas nos canais de TV norte-coreanos.[3][4] O anúncio foi passado em 3 ocasiões.[5]

Características[editar | editar código-fonte]

Com teor alcoólico de 5% e um sabor significativamente mais amargo que a maioria das cervejas asiáticas, e de fato lembrando uma ale britânica, a cerveja Taedonggang foi descrita pelo The New York Times como "uma lager encorpada com um toque adocicado que deixa um levemente amargo sabor como resquício após ser bebida" e "uma das cervejas de mais alta qualidade da peninsula coreana por muitos anos".[6] Outros críticos a descreveram como sendo "uma cerveja altamente respeitável, mas não uma vencedora de prêmios".[6]

Disponibilidade[editar | editar código-fonte]

A cerveja Taedonggang tem como público alvo os consumidores domésticos, entretanto em 2005 ela passou a ser também exportada em quantidades limitadas para a Coreia do Sul, aonde ela é importada pela empresa Vintage Korea, sediada em Dogok, Gangnam, Seoul.

Em meados de 2007, entretanto, a disponibilidade da cerveja começou a despencar, e a mesma parou de ser importada após o aumento de 70% no custo da mesma.

Dentro da Coreia do Norte, ela é percebida como a melhor e mais vendida marca de cerveja do país, de acordo com estrangeiros residindo no país[6] e pode ser facilmente encontrada em bares e restaurantes. Ela também é encontrada em hotéis para estrangeiros em Pyongyang, aonde os preços para uma garrafa pequena em 2008 eram de aproximadamente 75 centavos de dollar.[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]