Tampão SB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O tampão SB é uma solução tamponante utilizada em eletroforese com gel de agarose ou poliacrilamida para separação de ácidos nucléicos .como DNA e RNA

O tampão é composto de borato de sódio, normalmente 1–10 mM, pH 8.0. O tampão SB tem baixa condutividade, produzindo bandas nítidas, e podendo ser submetido a voltagens mais altas que géis feitos com tampão TBE ou tampão TAE (5–35 V/cm, em comparação com 5–10 V/cm). Para uma dada tensão elétrica, há geração de calor na solução, aquecendo o gel. Contudo, o tampão SB buffer, com condutividade menor que TBE ou TAE, aquece muito menos, permitindo o aumento de voltagem para acelerar a eletroforese. Dessa forma, a corrida leva apenas uma fração do tempo obtido por métodos tradicionais. Aplicações à jusante (downstream),s como o isolamento de DNA a partir de um fragmento do gel ou análise de southern blot também são eficazes após uso de tampão SB.

O tampão LB, contendo borato de lítio, é semelhante ao de borato de sódio e tem todas as suas vantagens, mas permite o uso de voltagens ainda mais elevadas, devido à baixa condutividade de íons de lítio em comparação de íons de sódio.[1] Entretanto, o borato de lítio é mais caro que o borato de sódio, sendo, então, menos acessível.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brody, Jonathan R.; Scott E Kern (2004), «History and principles of conductive media for standard DNA electrophoresis», Analytical Biochemistry, 333 (1): pp. 1–13, PMID 15351274, doi:10.1016/j.ab.2004.05.054  Citar usa preterido parâmetro |coautores= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]