Tanzanite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zoïsite (Tanzanite).jpg
Trichroic Tanzanite Crystal - violet & burgundy.jpg
Sl775.jpg

Tanzanite (Portugal)ou Tanzanita (Brasil) é uma variedade do mineral zoisite descoberta nos Montes Meralani no norte da Tanzânia em 1967 próximo de Arusha,afirma-se que por um natural de Goa de nome Manuel de Sousa. Desde então, a gema conheceu uma onda de popularidade, nomeadamente nos EUA, onde a Tiffany & Co. teve um papel fundamental tanto no seu baptismo, como na sua apresentação ao mercado e subsequente promoção.

Trata-se de uma gema popular e valiosa, sobretudo por sua cor e raridade (10.000 vezes mais raro que o Diamante). Digno de realce é o forte tricroísmo que apresenta (azul safira, violeta e verde dependendo da orientação do cristal). No entanto, a maior parte da tanzanite recebe tratamento térmico artificial para melhorar a sua cor, o que reduz significativamente esse tricroísmo.

Tem cor azul-safira, devida ao vanádio (tem 0,02%V). É transparente, tem dureza 6,5 a 7,5 na escala de Mohs, índice de refração 1,690 a 1,700 e birrefringência 0,010. A Tanzânia é ainda a única fonte conhecida e lá existem também zoisitas de outras cores que, aquecidas a 380 °C, ficam azul-safira, com reflexos roxos. (Pércio M. Branco, Dicionário de Mineralogia e Gemologia, 2008).

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tanzanite
Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.