Tauraco erythrolophus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaTauraco-de-crista-vermelha
Red crested turaco.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Musophagidae
Género: Tauraco
Espécie: T. erythrolophus
Nome binomial
Tauraco erythrolophus
(Vieillot, 1819)

O Tauraco erythrolophus, (Tauraco-de-crista-vermelha), é um pássaros frugívoro endémico de Angola. Pertence ao género tauraco um grupo muito semelhante aos passeriformes de África e pertence à família dos Musophagidae. O seu trinado soa um pouco como o do macaco da floresta. Vive nas florestas e savanas de Angola, Zaire e do sudoeste africano.

Características[editar | editar código-fonte]

Tem na cabeça uma crista vermelha emplumada como uma coroa. As narinas são redondas. Entre machos e fêmeas, não há diferença no tamanho e na cor. A cor básica da plumagem é verde metálico e azul. Devido à sua plumagem, é muito difícil de ser visto nas árvores. Mede cerca de 40 centímetros.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

O Tauraco-de-crista-vermelha vive sobretudo na copa das árvores e raramente desce. Ele é um excelente trepador e vive entre as árvores. a sua dieta consiste em frutos, bagas, sementes, caracóis e insectos.

Durante a corte, ele aponta a crista de forma dinâmica e eriça as penas. Normalmente vive como casal, raramente como uma pequena aliança familiar. Em caso de perigo, mantém-se imóvel e foge na oportunidade mais favorável.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A ninho é composto por dois ovos e é construído nos ramos densos. Ambos os pais chocam os ovos que eclodem ao fim de três semanas. Após quatro semanas, os jovens deixam o ninho.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.