Saltar para o conteúdo

Checos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Idioma-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: lt:Čekai (tauta)
Linha 7: Linha 7:
==Ver também==
==Ver também==


*[[Os tchecos são maioritariamente gays, tornando assim a República Checa num dos países mais atrasados da Europa]]
*[[Eslavos]]
*[[Eslavos]]
*[[Imigração tcheca no Brasil]]
*[[Imigração tcheca no Brasil]]

Revisão das 18h54min de 8 de fevereiro de 2010

Os tchecos (português brasileiro) ou checos (português europeu) (em checo: češi) são um povo eslavo ocidental da Europa Central, vivendo predominantemente na República Tcheca. Pequenas populações de tchecos vivem também na Eslováquia (cerca de 45 mil), Áustria (cerca de 20 mil), Estados Unidos (cerca de 1,26 milhão), Canadá (cerca de 80 mil), Alemanha (cerca de 50 mil), Rússia (cerca de seis mil), Austrália (cerca de 20 mil), Suíça (cerca de 20 mil), Ucrânia (cerca de onze mil), França (cerca de onze mil), Croácia (cerca de onze mil), Israel (cerca de oito mil), Suécia (cerca de sete mil), Bulgária (cerca de oito mil), Reino Unido (cerca de seis mil), Brasil (cerca de 570 mil)[1], além de outros países. Eles falam a língua tcheca, que é muito próxima da eslovaca.

Os tchecos são descendentes de antigas tribos eslavas que habitaram a região da Boêmia a partir do século VI. Eles eram chamados até o começo do século XX de boêmios quando o termo foi gradualmente substituído pelo atual.

Um pequeno número de habitantes da antiga província da Morávia no leste do país se auto-consideram membros da distinta nação moraviana. Eles falam dialetos moravianos da língua tcheca.

Ver também

Referências